XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1669
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
dizer sim ou não, produzir argumentos, criticar, justificar, ter
qualidade de pensamento para recriar as condições sociais
e culturais da humanidade.
CONSIDERAÇÕES
Educação Escolar Básica de Qualidade é um direito de
todos, assegurado pela inserção no mundo do conhecimen-
to de modo a garantir o desenvolvimento humano em sua
plenitude, potencializando a qualidade de vida e a cidada-
nia. A garantia da aprendizagem a todos pressupõe a busca
por justiça social e respeito à identidade cultural e humana,
em condições de liberdade e dignidade, reconhecendo e
valorizando as diferenças. Para tanto, há que se garantir os
direitos humanos, sejam eles sociais, econômicos, civis ou
políticos, por meio de práticas que promovam a inclusão
educacional, a partir das condições sociais, culturais, emo-
cionais, físicas e étnicas que se tem, em diálogo enriquece-
dor com a diversidade.
As expectativas expressas a partir de referências repu-
blicanas brasileiras apontam para a necessidade de a Edu-
cação Escolar Básica de Qualidade promover a inclusão cul-
tural e social, além da expectativa de progresso no trabalho
e/ou nos estudos superiores. Para tanto, há que se ofertar
certas condições, a começar pela valorização do trabalho
docente e o investimento em formação inicial e continua-
da dos professores. Além disso, a competição entre as ins-
tituições não pode prejudicar o potencial das avaliações em
larga escala promoverem o acompanhamento da qualidade
da educação nacional, a indução das mudanças curriculares
desejadas e a inclusão social e cultural necessárias. É preciso
ter cuidado para que as interpretações das avaliações e dos
indicadores não sejam simplistas e desconsiderem variáveis
tão significativas ao fazer comparações entre instituições
com tantas diferenças.
Educação Escolar Básica de Qualidade pressupõe o
respeito aos princípios democráticos da política e da ges-
tão educacional, bem como a legitimação da autonomia dos