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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sujeitos, a fim de que se comprometam, a partir do lugar

que ocupam, na construção de uma instituição que cum-

pre sua função social. Uma vez que mais do que trabalha-

dores e consumidores o mundo carece de pessoas capa-

zes de utilizar os seus conhecimentos e saberes em prol do

bem-comum, inclusive sem fins lucrativos. Espera-se avan-

çar na busca por uma educação como prática social e ato

político, tendo em vista a construção de vivências humanas

que privilegiem o cuidado, a emancipação, a justiça social,

a partir da centralidade na aprendizagem dos estudantes. A

garantia da aprendizagem a todos pressupõe o respeito à

identidade cultural e humana, em condições de liberdade e

dignidade, reconhecendo e valorizando as diferenças. Aces-

so, permanência e sucesso escolar, nesse contexto, resultam

da reivindicação da sociedade brasileira, manifestada pelos

diferentes movimentos sociais e pela comunidade escolar.

REFERÊNCIAS

BRASIL.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

: fun-

damentação teórico metodológica / Instituto Nacional

de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Brasília: O Instituto, 2005.

______.

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Edu-

cação Básica

. Ministério da Educação. Secretaria de

Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação

Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_do-

cman&view=download&alias=15548-d-c-n-educa-

cao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21

de janeiro de 2015.

______.

Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 [re-

curso eletrônico]

: Lei nº 13.005, de 25 de junho de

2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE)

e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Depu-

tados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://

www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/