1670
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sujeitos, a fim de que se comprometam, a partir do lugar
que ocupam, na construção de uma instituição que cum-
pre sua função social. Uma vez que mais do que trabalha-
dores e consumidores o mundo carece de pessoas capa-
zes de utilizar os seus conhecimentos e saberes em prol do
bem-comum, inclusive sem fins lucrativos. Espera-se avan-
çar na busca por uma educação como prática social e ato
político, tendo em vista a construção de vivências humanas
que privilegiem o cuidado, a emancipação, a justiça social,
a partir da centralidade na aprendizagem dos estudantes. A
garantia da aprendizagem a todos pressupõe o respeito à
identidade cultural e humana, em condições de liberdade e
dignidade, reconhecendo e valorizando as diferenças. Aces-
so, permanência e sucesso escolar, nesse contexto, resultam
da reivindicação da sociedade brasileira, manifestada pelos
diferentes movimentos sociais e pela comunidade escolar.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
: fun-
damentação teórico metodológica / Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Brasília: O Instituto, 2005.
______.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Edu-
cação Básica
. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação
Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_do-cman&view=download&alias=15548-d-c-n-educa-
cao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21
de janeiro de 2015.
______.
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 [re-
curso eletrônico]
: Lei nº 13.005, de 25 de junho de
2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE)
e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Depu-
tados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://
www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/