XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1673
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO
BÁSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: FATORES
ASSOCIADOS À FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
Nandjara Novo Castro
1
Palavras-chave:
Fracasso escolar. Educação básica. Escola.
Família. Sociedade.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem o objetivo de refletir criticamente pro-
váveis causas para o fracasso escolar que vem sendo reitera-
do, principalmente, no terceiro ano do ensino fundamental
nas escolas públicas, através da problematização dos fatores
associados à família e à escola, considerando o contexto so-
cial que envolve estas duas frentes. Como fundamento his-
tórico também se abordará algumas perspectivas sobre o
surgimento das escolas públicas e as possíveis repercussões
do fracasso escolar nestas instituições.
Dessen e Polonia (2007) dizem que o binômio – famí-
lia/escola é responsável por transmitir e construir conheci-
mentos, alterando formas da função psicológica conforme
cada ambiente. Com isso, família e escola atuam como duas
instituições fundamentais para despertar os processos evo-
lutivos das pessoas, tornando-se propulsoras ou inibidoras
do crescimento intelectual, físico, social e emocional. Na
escola, conteúdos dos currículos contribuem para a instru-
ção e apreensão de conhecimentos, tendo uma repercussão
central no processo ensino e aprendizagem. A família tem
objetivos voltados a conteúdos e métodos que se diferen-
ciam dos da escola, promovendo o processo de socialização,
proteção, condições básicas de sobrevivência e desenvolvi-
mento da criança no plano social, afetivo e cognitivo.
1
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade
Federal do Pampa (UNIPAMPA).
nand_castro@hotmail.com.