XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1677
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
deparar com as constantes transformações da sociedade,
fazendo com que a escola e os docentes não correspondam
às demandas e às exigências da atualidade. Desta forma,
evidencia-se um desencontro entre a escola e sociedade.
Um exemplo a ser exposto, é o fato de que grande
parte dos alunos que chegam ao final do terceiro ano do en-
sino fundamental fracassa fragorosamente na aprendizagem
programada para este período escolar específico. Defendo
que isto ocorre porque os alunos chegam a este estágio sem
o necessário preparo, o que quase sempre decorre devido
à forma com que o conhecimento foi trabalhado pelo pro-
fessor ou, ainda pelo processo de progressão continuada,
que vem sendo constantemente confundido pelas escolas e
professores como uma progressão automática.
Segundo Weiss (1994), o conhecimento que os alunos
absorverão dependerá de como as informações de certos
conhecimentos chegarão até eles. Além de todo o contexto
que cerca o tema, a autora aponta o fracasso escolar como
uma resposta não suficiente do aluno diante do que é exigi-
do pela escola ou por causa da demanda escolar. Neste caso
esta questão pode ser analisada através de uma perspectiva
da sociedade, da escola e do aluno.
O FRACASSO ESCOLAR E A FAMÍLIA
É fundamental o entendimento de que a instituição
familiar tem, também, um compromisso com o processo de
aprendizagem da criança. Deste modo, os pais ou as pes-
soas responsáveis são os primeiros a ensinarem sobre as
atitudes e hábitos, e irão “moldar” seus filhos para futuras
aprendizagens.
Soares, Souza e Marinho (2004), apresentam alguns
fatores que parecem dificultar a participação dos pais na
vida escolar dos filhos. Dentre estes fatores, apontam as al-
terações nas práticas de ensino; os assuntos que são traba-
lhados na escola e que são desconhecidos por eles; a ca-
rência de tempo em especial de pais que trabalham fora;
o nível de dificuldade de aprendizagem apresentado pelos