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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

deparar com as constantes transformações da sociedade,

fazendo com que a escola e os docentes não correspondam

às demandas e às exigências da atualidade. Desta forma,

evidencia-se um desencontro entre a escola e sociedade.

Um exemplo a ser exposto, é o fato de que grande

parte dos alunos que chegam ao final do terceiro ano do en-

sino fundamental fracassa fragorosamente na aprendizagem

programada para este período escolar específico. Defendo

que isto ocorre porque os alunos chegam a este estágio sem

o necessário preparo, o que quase sempre decorre devido

à forma com que o conhecimento foi trabalhado pelo pro-

fessor ou, ainda pelo processo de progressão continuada,

que vem sendo constantemente confundido pelas escolas e

professores como uma progressão automática.

Segundo Weiss (1994), o conhecimento que os alunos

absorverão dependerá de como as informações de certos

conhecimentos chegarão até eles. Além de todo o contexto

que cerca o tema, a autora aponta o fracasso escolar como

uma resposta não suficiente do aluno diante do que é exigi-

do pela escola ou por causa da demanda escolar. Neste caso

esta questão pode ser analisada através de uma perspectiva

da sociedade, da escola e do aluno.

O FRACASSO ESCOLAR E A FAMÍLIA

É fundamental o entendimento de que a instituição

familiar tem, também, um compromisso com o processo de

aprendizagem da criança. Deste modo, os pais ou as pes-

soas responsáveis são os primeiros a ensinarem sobre as

atitudes e hábitos, e irão “moldar” seus filhos para futuras

aprendizagens.

Soares, Souza e Marinho (2004), apresentam alguns

fatores que parecem dificultar a participação dos pais na

vida escolar dos filhos. Dentre estes fatores, apontam as al-

terações nas práticas de ensino; os assuntos que são traba-

lhados na escola e que são desconhecidos por eles; a ca-

rência de tempo em especial de pais que trabalham fora;

o nível de dificuldade de aprendizagem apresentado pelos