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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ser dissociado das relações sociais. Neste sentido, conclui-se

que, embora a escola não tenha o condão de transformar

sozinha a sociedade, ela tem o poder de, ao menos, interfe-

rir nesta sociedade, produzindo mudanças através da edu-

cação e da socialização dos alunos.

Bahia (2009), bem como Patto (1990), ressaltam que

uma boa qualidade de ensino precisa da existência eficiente

de uma organização escolar e de que esta desenvolva proje-

tos pedagógicos de forma a tornar a escola um ambiente de

articulação entre profissionais de ensino. Além disso, a ativi-

dade do aluno é elemento determinante na construção do

conhecimento, que jamais se encontra isolado, ao contrário,

se apresenta em constante interação com o meio. Para tan-

to, o papel do educador é o de criar situações de apren-

dizagens eficazes e significativas, estimulando, observando,

mediando e conduzindo de forma proativa o processo.

Tacca e Branco (2008) observam que as emoções, as

necessidades e os pensamentos dos alunos e dos profes-

sores devem ser mobilizados de forma positiva, indo ao en-

contro das atividades na escola e dos objetivos que a edu-

cação possui. Com isso, será possível que os processos de

aprendizagem sigam melhores caminhos com vistas ao co-

nhecimento e ao desenvolvimento integral dos estudantes.

É preciso repensar a prática pedagógica, no sentido de

objetivar uma efetiva aprendizagem para todos. E, para isso,

faz-se necessária uma escola que tenha autonomia para for-

talecer por meios próprios, a gestão escolar, através de uma

prática educativa proativa, que pense o fracasso escolar em

uma perspectiva de superação. E isto pressupõe uma pro-

funda interação entre o coletivo e o individual, dentro de um

espaço pedagógico criado pela heterogeneidade e diversi-

dade que caracterizam os alunos.

No entanto, para Freire (2003) repensar a prática pe-

dagógica é, primeiramente, compreendermos que:

[...] uma escola centrada democraticamente no seu

educando e na sua comunidade local, vivendo as

suas circunstâncias, integrada com os problemas,