XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1683
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
cientização de que é uma situação real e atual e que vai
desestruturando toda e qualquer política pública voltada
para o sistema educacional.
Para guiar o desenvolvimento dos educandos, temos
que conhecer o processo através do qual eles adquirem
hábitos e conhecimentos, que em muitos casos modifi-
cam seu comportamento. A escola não deve ser apenas
um lugar onde se treina a mente do indivíduo para que
possa aprender. Ela deve tomar a frente na tarefa de guiar
o desenvolvimento físico e mental das crianças. Por isso,
o professor deveria conhecer suficientemente seus alunos,
procurando vários meios para obter informações precisas
sobre a história e personalidade destes. A avaliação, por
exemplo, visa observar o que foi aprendido por ele, mas
não é o suficiente para que se possa fazer uma ideia real
de sua capacidade.
Na medida em que o lar, a escola, o professor e a so-
ciedade forem capazes de facilitar o atendimento das neces-
sidades do educando, provavelmente será possível realizar
uma boa conduta da aprendizagem e do conhecimento.
Nesta perspectiva, Freire (2001b) nos contempla argu-
mentando que:
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos
todos que a educação não é a chave das transfor-
mações do mundo, mas sabemos também que as
mudanças do mundo são um quefazer educativo
em si mesmas. Sabemos que a educação não pode
tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exa-
tamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força
a serviço dos nossos sonhos (FREIRE, 2001b, p. 126).
É hora de vencer desafios e o papel estratégico cabe
ao professor da educação básica como um dos facilitadores
ao combate do fracasso escolar, que, motivado pelo anseio
do bem comum, poderá se engajar em projetos para trans-
formar as estruturas e derrubar barreiras, apropriando-se de
um novo olhar que rompa com a prática tradicional e trans-
cenda os padrões rotineiros da educação básica.