Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1687 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1687 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1687

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

INTERVENÇÕES NO LABORATÓRIO

DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA

Tais Rosa da Silva

1

INTRODUÇÃO

Desde que realizei o curso de Magistério, em nível

de Ensino Médio, tenho trabalhado com crianças de quar-

to e quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Após minha primeira formação, iniciei estudos na área da

inclusão, assunto este que me trazia indagações sobre as

práticas inclusivas em sala de aula com crianças surdas e

as suas aprendizagens. Conclui na Universidade Luterana do

Brasil (ULBRA) o curso de extensão Capacitação de Recursos

Humanos na Área de Educação de Pessoas Surdas, no ano

de 2002, durante um período de um ano estive estudando

todas as abordagens da aprendizagem cultural e social da

criança surda.

Neste momento que antecedia a graduação, fui per-

cebendo que os professores não tinham familiaridade com

os tratamentos inclusivos e com práticas que pudessem

atingir o grupo de alunos em sala de aula, sendo eles alu-

nos, diferentes entre si. Anos se passaram e houve mudan-

ças no cenário político, como legislações e políticas curri-

culares que encaminharam estes alunos para a escola re-

gular, passando ser escolas de inclusão. Neste contingente

o discurso predominante dos professores da educação bá-

sica era sobre o despreparo para receber e trabalhar com

estudantes com deficiência, partindo então para uma refle-

xão sobre as desigualdades e possíveis formas de superá-

-las. Todavia, a questão da baixa qualidade na educação se

1

Professora Municipal de Novo Hamburgo, da Emef. Harry Roth atuante

no Laboratório de Aprendizagem. Graduanda da Pedagogia 2018/1– UNI-

SINOS. Especialização em AEE- atendimento Educacional Especializado

(UFPEL), Curso para professores de crianças surdas, (ULBRA).