XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
INTERVENÇÕES NO LABORATÓRIO
DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM
ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Tais Rosa da Silva
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INTRODUÇÃO
Desde que realizei o curso de Magistério, em nível
de Ensino Médio, tenho trabalhado com crianças de quar-
to e quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Após minha primeira formação, iniciei estudos na área da
inclusão, assunto este que me trazia indagações sobre as
práticas inclusivas em sala de aula com crianças surdas e
as suas aprendizagens. Conclui na Universidade Luterana do
Brasil (ULBRA) o curso de extensão Capacitação de Recursos
Humanos na Área de Educação de Pessoas Surdas, no ano
de 2002, durante um período de um ano estive estudando
todas as abordagens da aprendizagem cultural e social da
criança surda.
Neste momento que antecedia a graduação, fui per-
cebendo que os professores não tinham familiaridade com
os tratamentos inclusivos e com práticas que pudessem
atingir o grupo de alunos em sala de aula, sendo eles alu-
nos, diferentes entre si. Anos se passaram e houve mudan-
ças no cenário político, como legislações e políticas curri-
culares que encaminharam estes alunos para a escola re-
gular, passando ser escolas de inclusão. Neste contingente
o discurso predominante dos professores da educação bá-
sica era sobre o despreparo para receber e trabalhar com
estudantes com deficiência, partindo então para uma refle-
xão sobre as desigualdades e possíveis formas de superá-
-las. Todavia, a questão da baixa qualidade na educação se
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Professora Municipal de Novo Hamburgo, da Emef. Harry Roth atuante
no Laboratório de Aprendizagem. Graduanda da Pedagogia 2018/1– UNI-
SINOS. Especialização em AEE- atendimento Educacional Especializado
(UFPEL), Curso para professores de crianças surdas, (ULBRA).