XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1691
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
lógicos como a TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade, dislexias, discalculias, psicopatias, alteração
no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, he-
reditariedade, problemas no ambiente doméstico e escolar.
No contexto escolar, a não aprendizagem dos alunos,
na perspectiva dos profissionais da educação, manifesta-se
por atrasos e dificuldades principalmente na leitura e escrita,
cálculo e raciocínio lógico. Todavia, essas dificuldades não
afetam todas as áreas, podendo ser agravadas em decorrên-
cia do fracasso escolar, pois a falta de motivação e a baixa
autoestima podem ser fatores determinantes no processo
de aprendizagem.
Diante do exposto, pode-se afirmar que transtornos
de aprendizagem e dificuldades intervêm de vários fatores,
e que crianças que apresentam dificuldades, precisam de
outras estratégias de ensino, diferentes daquelas geralmen-
te propostas em sala de aula. Cada aluno é único, pois os
problemas de aprendizagem se manifestam diferentemente
em cada sujeito. As causas são diferentes e os encaminha-
mentos também.
Os fatores que alteram as aprendizagens devem ser
identificados, avaliados e analisados, considerando-se os fa-
tores orgânicos, específicos, emocionais e ambientais, pois
os alunos são sujeitos diferentes, tanto na origem dos pro-
blemas de aprendizagem como também na maneira que
manifestam estes problemas e nas formas de tratamento
que deverão ser desenvolvidas com estas crianças. A escola
tem muita responsabilidade nos problemas de aprendiza-
gem, pois é na escola que estes problemas se manifestam.
A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A matemática é identificada em muitas situações do
nosso cotidiano. As pessoas utilizam saberes matemáticos
em práticas comuns, como ler as horas de um relógio, usar
números telefônicos, ler preços de produtos na marcena-
ria e em supermercados, nas lidas domésticas, no preparo