XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
• Investigar indícios de aprendizagens articulados
aos conceitos matemáticos, numa perspectiva re-
flexiva sobre o fazer docente, a partir de interven-
ções pedagógicas realizadas com alunos que fre-
quentam o Laboratório de Aprendizagem.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Para que pudesse ser realizada esta análise, todos os
materiais como fichas de encaminhamento, parecer dos
professores, entrevistas e atividades realizadas durante o
decorrer do ano de 2016 e 2017, são arquivadas e foram
revisitadas para que houvesse possibilidade de alimentar e
desenvolver esta reflexão. Minha atuação enquanto profes-
sora do Laboratório de Aprendizagem foi importante para
que estes materiais pudessem ser preservados, intencionan-
do realizar e desenvolver esta pesquisa-ação.
Nos excertos extraídos das fichas de encaminhamento
de alunos para o Laboratório de Aprendizagem, identifica-
-se, nos discursos de professores, a forma como percebem
esses alunos no contexto da sala de aula.
“Não alfabetizado, dificuldades com operações
simples de matemática, inclusive com algarismos e
material dourado, não pede ajuda quando não en-
tende.” (Relato de uma professora.)
“Não Alfabetizado, bastante agitado, dificuldades
de concentração”
“Demora em copiar atividades; Não demonstra
compreensão durante as explicações, não pede aju-
da, se dispersa muito. Dificuldade com operações
simples de matemática.”
Em seus discursos, é possível identificar características
do processo de aprendizagem dos alunos, relacionadas a
questões atitudinais e à compreensão de conceitos. Diante
dessa percepção produzida no cenário escolar, neste capítu-
lo, foco o estudo sobre o entendimento que pesquisadores
na área da educação têm sobre “alunos em posição de não