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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

No entanto, Baltazar (2002, p.154) questiona esse

procedimento, pois,

[...]não existem sujeitos capazes ou incapazes para

aprender matemática; na verdade o que faz a dife-

rença são os diferentes tipos de interação que rea-

lizamos com as mais diversas formas de manifesta-

ção da Matemática no nosso cotidiano (inclui-se aí

a escola, as compras, o lazer, os afetos, enfim a vida

como um todo).

A aposta no investimento de novas práticas pedagógi-

cas que possam ser utilizadas na tentativa de suprir lacunas

que são desenvolvidas pela escola, no campo da matemá-

tica. E o Laboratório de Aprendizagem pode ser um espaço

de inovação pedagógica, por meio de atividades que incen-

tivem o aluno à aprendizagem, a partir de situações de seu

dia-a-dia que deem sentido ao aprender.

A matemática não existe para ser ensinada na esco-

la; vivemos numa sociedade que compartilha uma

cultura matemática, que depende desse campo

do conhecimento para desenvolver-se. Matemáti-

ca não é artefato escolar e, por isso, deve ser de-

mocratizada, aprendida por todos os alunos, vista,

inclusive, como instrumento do exercício pleno da

cidadania. (CORRÊA,2005, p.118).

A metodologia caracteriza-se como qualitativa, visto

que neste estudo, à luz do referencial teórico, investigo o

“não aprender matemático” de três alunos, identificando

possibilidades de ensino nessa área de conhecimento. Nas

intervenções pedagógicas, sinalizo indícios de aprendiza-

gens articulados aos conceitos matemáticos, numa perspec-

tiva reflexiva sobre o fazer docente.

Nesse contexto, pode-se classificar a pesquisa como

uma pesquisa –ação, pois

A pesquisa-ação é um tipo especial de pesquisa

participante, em que o pesquisador se introduz no

ambiente a ser estudado não só para observá-lo e

compreendê-lo, mas sobretudo para mudá-lo em

direções que permitam a melhoria das práticas e