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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da comida e outros afazeres do dia a dia. Nesse contexto,
reconhece-se a importância da matemática no cenário es-
colar, pois,
A constatação da sua importância apoia-se no fato
de que a Matemática desempenha papel decisivo,
pois permite resolver problemas da vida cotidiana,
tem muitas aplicações no mundo do trabalho e fun-
ciona como instrumento essencial para a constru-
ção de conhecimentos em outras áreas curriculares.
Do mesmo modo, interfere fortemente na forma-
ção de capacidades intelectuais, na estruturação do
pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo
do aluno. (MEC/SEF,1997).
Diante dessa concepção é possível reconhecer que o
conhecimento matemático não é auto-suficiente, não evo-
luindo somente por meio de necessidades internas, da pró-
pria área de conhecimento, mas também por meio de pro-
blemas impostos pelo meio social e de outros campos de
conhecimento.
No entanto, no dia a dia da escola, reconhece-se, nos
anos iniciais do Ensino Fundamental, nas práticas docentes,
um ensino centrado na primeira concepção sinalizada por Ca-
raça (1989), ou seja, um ensino sustentado na resolução de
muitos exercícios parecidos, não contextualizados, focados
nas “contas armadas” e em algoritmos prontos e acabados.
Essa forma de conceber o processo de ensinar/
aprender deixa para o aluno toda a responsabili-
dade pelo estabelecimento das conexões entre os
diferentes ramos na matemática e entre esta e as
demais disciplinas sem, contudo, lhe oferecer o
preparo necessário para se desincumbir dessa ta-
refa. O que cabe ao aprendiz é “seguir a receita”,
pois raramente é convidado a pensar sobre uma
questão, a discuti-la com os colegas, a estabelecer
conjecturas, a testá-las. (IDEM, p.34).
E é nesse sentido que alunos apresentam dificuldades
em compreender conceitos matemáticos, visto que, muitas
vezes, não entendem os procedimentos de resolução apre-