Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1692 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1692 / 2428 Next Page
Page Background

1692

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da comida e outros afazeres do dia a dia. Nesse contexto,

reconhece-se a importância da matemática no cenário es-

colar, pois,

A constatação da sua importância apoia-se no fato

de que a Matemática desempenha papel decisivo,

pois permite resolver problemas da vida cotidiana,

tem muitas aplicações no mundo do trabalho e fun-

ciona como instrumento essencial para a constru-

ção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

Do mesmo modo, interfere fortemente na forma-

ção de capacidades intelectuais, na estruturação do

pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo

do aluno. (MEC/SEF,1997).

Diante dessa concepção é possível reconhecer que o

conhecimento matemático não é auto-suficiente, não evo-

luindo somente por meio de necessidades internas, da pró-

pria área de conhecimento, mas também por meio de pro-

blemas impostos pelo meio social e de outros campos de

conhecimento.

No entanto, no dia a dia da escola, reconhece-se, nos

anos iniciais do Ensino Fundamental, nas práticas docentes,

um ensino centrado na primeira concepção sinalizada por Ca-

raça (1989), ou seja, um ensino sustentado na resolução de

muitos exercícios parecidos, não contextualizados, focados

nas “contas armadas” e em algoritmos prontos e acabados.

Essa forma de conceber o processo de ensinar/

aprender deixa para o aluno toda a responsabili-

dade pelo estabelecimento das conexões entre os

diferentes ramos na matemática e entre esta e as

demais disciplinas sem, contudo, lhe oferecer o

preparo necessário para se desincumbir dessa ta-

refa. O que cabe ao aprendiz é “seguir a receita”,

pois raramente é convidado a pensar sobre uma

questão, a discuti-la com os colegas, a estabelecer

conjecturas, a testá-las. (IDEM, p.34).

E é nesse sentido que alunos apresentam dificuldades

em compreender conceitos matemáticos, visto que, muitas

vezes, não entendem os procedimentos de resolução apre-