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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
manteve e minhas inquietações se ampliaram. Nesse con-
texto, a partir das observações do trabalho de outros co-
legas e das suas queixas sobre a não efetivação da apren-
dizagem de alguns alunos, busquei estudos e formação na
área de Atendimento Educacional Especializado -AEE, na
intenção de contribuir no processo de aprendizagem das
crianças, principalmente daquelas que demonstram muitas
dificuldades em aprender o que a escola ensina. Este curso
foi coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM) no ano de 2015, sendo o mesmo concluído, após
oito meses de leituras, estudos e reflexões sobre o proces-
so de aprendizagem de crianças.
Esta formação específica ampliou o meu campo de
atuação, visto que, atualmente, sou professora em duas es-
colas situadas em municípios diferentes, na região metro-
politana, com realidades distintas. Diariamente, tenho expe-
riências em sala de aula, no turno da tarde, turmas regulares
do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e, na outra escola, de
manhã desenvolvo atividades no Laboratório de Aprendiza-
gem, atendendo alunos que têm dificuldades, na concep-
ção das professoras, em diversas áreas de conhecimento,
incluindo a matemática.
Nesses cenários docentes, senti a necessidade de qua-
lificar o olhar sobre as crianças que são encaminhadas ao
Laboratório de Aprendizagem, na perspectiva de identificar
possibilidades de outras intervenções no seu processo de
aprendizagem.
Estas experiências, juntadas aos estudos e produções
realizadas no campo acadêmico, no curso de Pedagogia da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS, têm-me
provocado a refletir sobre as práticas pedagógicas produzi-
das no contexto da sala de aula.
Diante dessa minha percepção, elenco os objetivos da
pesquisa:
• Compreender e investigar o “não aprender ma-
temático”, identificando possibilidades de ensino
nessa área de conhecimento.