1684
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
REFERÊNCIAS
BAHIA, Norinês Panicacci.
Formação de professores em
serviço:
fragilidades e descompassos no enfrenta-
mento do fracasso escolar. Educ. Pesqui., São Paulo, v.
35, n. 2, ago. 2009. Disponível em
http://www.scielo. br/scielo.DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa.
A fa-
mília e a escola como contextos de desenvolvimen-
to humano
.
Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto,
v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em:
<http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S0103-863X2007000100003&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em 09 abr. 2018.
FREIRE, Paulo.
Educação como Prática da Liberdade
. 9. ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979.
______.
Pedagogia da autonomia:
saberes
necessários à
prática educativa. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1999.
______.
Educação na Cidade
. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2001b.
______.
Educação e atualidade brasileira
. 3. Ed. São Paulo:
Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003a.
GLÓRIA, Delia Maria Andrade.
A “escola dos que passam
sem saber”:
a prática da não- retenção escolar na
narrativa de alunos e familiares. Revista Brasileira de
Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 62-76, jan./abr. 2003.
MACEDO, Rosa Maria.
Avaliação psicopedagógica da
criança de zero a seis anos
. 3 ed. Petrópolis. RJ: Edi-
tora Vozes, 1994.
MUSSEN, Paul.
O desenvolvimento psicológico da crian-
ça
. São Paulo: Zahar, 1972.
PATTO, Maria Helena Souza.
A Produção do Fracasso Esco-
lar
. São Paulo: T.A Queiroz, 1990.
______.
A Produção do Fracasso Escolar
: histórias de sub-
missão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.