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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
escrita e a matemática, tem sido um grande desafio a ser
enfrentado pelos educadores, sobretudo das escolas públi-
cas. Muitos alunos chegam ao terceiro ano do ensino funda-
mental sem dominar os rudimentos básicos para o domínio
da leitura e da escrita, quando na verdade, esta etapa da
escolarização, deveria servir para consolidar a aprendizagem
do sistema de escrita alfabético. Diante desta realidade, o
que a escola elenca como as aprendizagens específicas para
o terceiro ano ficam prejudicadas, posto que os professores
esbarram na necessidade de retomar habilidades educacio-
nais básicas para, ao menos, tentar que seus alunos supram
as lacunas da não aprendizagem da leitura e da escrita.
Se o aluno não lê nem escreve, não terá como acom-
panhar o conteúdo programático previsto para o terceiro
ano, o que contribui, fatalmente, para o fracasso escolar dis-
cutido neste texto.
Muitas experiências têm mostrado, ao longo do tem-
po, que a utilização de novas tecnologias e novos métodos
podem contribuir, efetivamente, para a motivação dos alu-
nos nos processos de aprendizagem, e desta forma auxiliar
na redução do fracasso escolar.
A escola busca formar cidadãos autônomos e partici-
pativos no mundo e na sociedade e para a obtenção deste
resultado é necessário desenvolver nos alunos a autonomia
desde a educação infantil. De acordo com Tacca e Branco
(2008), as escolas, ao tentarem agir de forma democrática,
dando o mesmo tratamento a todos os alunos, acabam co-
metendo fortes inadequações, elas não se integram ao ideal
de alunos que possuem diferentes formas de ser e de pensar
e, por isso, é urgente a reflexão sobre as relações de ensino
e aprendizagem, nas questões dos processos de interação
dentro da sala de aula junto a alunos e professores.
A diversidade cultural dos educandos deve ser consi-
derada como ponto de partida para o trabalho educativo,
no sentido de se levar em conta o conhecimento trazido e
a capacidade de aprendizagem, bem como assinalando que
a educação escolar é um fenômeno social que não pode