XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
quais se identifica, e, assim, poderão ocorrer mudanças nos
comportamentos adquiridos dentro do lar ou mesmo o sur-
gimento de novas reações. Destaca ainda que, no momento
em que a criança se identificar com o novo, poderá reforçar
e fortalecer as influências que foram aprendidas com a fa-
mília, mas, do mesmo modo, esta reação poderá ser oposta
ou diferente, se quando o que a família espera da criança for
diferente do grupo de fora dela. Neste caso, facilmente se
instalará um conflito. Por outro lado, se a criança se identifi-
ca com o lar solidamente, será difícil para ela adotar valores
opostos ao de sua família.
Independente de fatores externos e influenciadores
de grupos sociais, a família ainda insiste em pensar na es-
cola como responsável por diversos fatores que implicam
no fracasso escolar. Glória (2003) aponta em suas pesquisas
que, tanto os alunos como suas famílias continuam crendo
que a escola é uma instituição capaz de ajudar e influenciar
o ingresso do sujeito no mundo do trabalho, tendo em vista
que a escola oferece total domínio de saberes e competên-
cias, além de ser também constituída como um ambiente
de socialização e esconderijo contra a violência do mundo
fora dela.
Diante dos argumentos apresentados, percebo ser re-
levante destacar a sociedade como um todo, sendo grande
influenciadora das características pessoais e mudanças de
comportamento dos sujeitos. Neste diálogo, Freire (1999,
p.30) acrescenta que: “A mudança é uma constatação natural
da cultura e da história. O que ocorre é que há etapas, nas
culturas, em que as mudanças se dão de maneira acelerada”.
Contudo, é necessário haver sintonia entre todos os
envolvidos para que possam juntos, acompanhar toda e
qualquer mudança existente.
O FRACASSO ESCOLAR E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO
O fracasso escolar definido, neste artigo, como situa-
ções escolares de reprovação principalmente ao final do
terceiro ano, nas quais os alunos não dominam a leitura, a