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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

filhos; a forma de avaliação exercida pela escola; os compor-

tamentos de profissionais da escola em relação aos pais e às

crianças; o desconhecimento de como agir para enfrentar os

problemas relacionados à vida escolar dos filhos, etc.

Weiss (1997) alerta sobre as questões pessoais e fami-

liares dos alunos que podem interferir na escola, pois esta

costuma considerar a família como a maior responsável pe-

los baixos rendimentos dos educandos, por entender que a

maior parte destas crianças vem de famílias desestruturadas,

nas quais os pais não acompanham os estudos dos filhos.

Também, existem comportamentos pessoais de den-

tro do lar, que não têm a ver apenas com a experiência edu-

cacional da família, mas, sim, com especificidades de caráter

familiar e afetivo, que têm grande influência no desenvolvi-

mento pessoal da criança.

Macedo (1994) afirma que não compete somente à

família a função de educar, mas também da escola, e se a

família de hoje é sobrecarregada pela vida moderna, é im-

portante ressaltar que não é o tempo que se fica junto com

os filhos o que mais importa e, sim, a forma como se esta-

belece a relação com eles. Sempre que os filhos souberem

que podem contar com seus pais, e se o tempo reservado

para o lazer da família for flexibilizado sem culpas ou dese-

jos compensatórios, poderemos esperar uma probabilidade

menor de problemas. Contudo, se a escola diretamente tiver

um contato com a família, possibilitará o conhecimento do

conceito que os pais têm de seus filhos, e, assim, a convivên-

cia entre família e escola será mais profícua.

Mussen (1972) também acrescenta que, mesmo que as

influências familiares sejam importantes no desenvolvimen-

to do sujeito, não deveríamos deixar de lado a influência de

outros grupos sociais, como: os grupos de amigos, colegas,

comunidade escolar e etc. O autor lembra que há poucos

estudos sobre a influência dos amigos, colegas, vizinhos,

igreja e dos meios de comunicação em geral no desenvolvi-

mento da personalidade do sujeito. Para o autor, é claro que

o sujeito encontrará neste meio situações e pessoas com os