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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
filhos; a forma de avaliação exercida pela escola; os compor-
tamentos de profissionais da escola em relação aos pais e às
crianças; o desconhecimento de como agir para enfrentar os
problemas relacionados à vida escolar dos filhos, etc.
Weiss (1997) alerta sobre as questões pessoais e fami-
liares dos alunos que podem interferir na escola, pois esta
costuma considerar a família como a maior responsável pe-
los baixos rendimentos dos educandos, por entender que a
maior parte destas crianças vem de famílias desestruturadas,
nas quais os pais não acompanham os estudos dos filhos.
Também, existem comportamentos pessoais de den-
tro do lar, que não têm a ver apenas com a experiência edu-
cacional da família, mas, sim, com especificidades de caráter
familiar e afetivo, que têm grande influência no desenvolvi-
mento pessoal da criança.
Macedo (1994) afirma que não compete somente à
família a função de educar, mas também da escola, e se a
família de hoje é sobrecarregada pela vida moderna, é im-
portante ressaltar que não é o tempo que se fica junto com
os filhos o que mais importa e, sim, a forma como se esta-
belece a relação com eles. Sempre que os filhos souberem
que podem contar com seus pais, e se o tempo reservado
para o lazer da família for flexibilizado sem culpas ou dese-
jos compensatórios, poderemos esperar uma probabilidade
menor de problemas. Contudo, se a escola diretamente tiver
um contato com a família, possibilitará o conhecimento do
conceito que os pais têm de seus filhos, e, assim, a convivên-
cia entre família e escola será mais profícua.
Mussen (1972) também acrescenta que, mesmo que as
influências familiares sejam importantes no desenvolvimen-
to do sujeito, não deveríamos deixar de lado a influência de
outros grupos sociais, como: os grupos de amigos, colegas,
comunidade escolar e etc. O autor lembra que há poucos
estudos sobre a influência dos amigos, colegas, vizinhos,
igreja e dos meios de comunicação em geral no desenvolvi-
mento da personalidade do sujeito. Para o autor, é claro que
o sujeito encontrará neste meio situações e pessoas com os