Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1674 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1674 / 2428 Next Page
Page Background

1674

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A perspectiva familiar será apresentada através de um

ponto de vista relacionado ao aprendizado das crianças,

desde sua cultura até o afeto, além de considerar o valor

social que a família dá ao conhecimento pedagógico trans-

mitido pela escola e a influência deste valor no desempenho

da aprendizagem.

O intuito deste estudo não é encontrar um respon-

sável pelo fracasso escolar, mas tentar buscar explicações e

possíveis soluções, tendo em vista que as questões levanta-

das acerca do tema fazem parte da sociedade contemporâ-

nea, com causas culturais diversas, mitos e realidades, que

atravessam momentos históricos de mudanças na educação.

Para tanto, descreverei, de forma breve, algumas perspecti-

vas históricas sobre o surgimento das escolas públicas e as

relações destas com as famílias, dentro da problemática que

cerca o fracasso escolar.

A base teórica deste trabalho será desenvolvida meto-

dologicamente por pesquisas bibliográficas, justapondo-se

também, a elas, as minhas análises e experiências oriundas da

atuação como docente na educação básica em escola pública.

A análise dos dados se dará por meio do cruzamento

dos fichamentos e arquivamentos de informações impor-

tantes relacionadas ao tema.

PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE O SURGIMENTO

DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A SUA RELAÇÃO COM O

FRACASSO ESCOLAR

Sanfelice (2005) evidencia que a escola pública sur-

giu através de dois contextos: o primeiro foi a Revolução

Industrial, em 1780, que configurou a produção capitalista

ajudando nos processos de industrialização, migração e ur-

banização, originando assim o trabalho assalariado e aliena-

do; o segundo foi a Revolução Francesa, em 1789, na qual

existia a classe dominante burguesa que surgiu privando o

clero e a nobreza do poder político e econômico, impossibi-

litando a relação servo e senhor, além de empurrar a popu-

lação rural para os centros urbanos.