1674
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A perspectiva familiar será apresentada através de um
ponto de vista relacionado ao aprendizado das crianças,
desde sua cultura até o afeto, além de considerar o valor
social que a família dá ao conhecimento pedagógico trans-
mitido pela escola e a influência deste valor no desempenho
da aprendizagem.
O intuito deste estudo não é encontrar um respon-
sável pelo fracasso escolar, mas tentar buscar explicações e
possíveis soluções, tendo em vista que as questões levanta-
das acerca do tema fazem parte da sociedade contemporâ-
nea, com causas culturais diversas, mitos e realidades, que
atravessam momentos históricos de mudanças na educação.
Para tanto, descreverei, de forma breve, algumas perspecti-
vas históricas sobre o surgimento das escolas públicas e as
relações destas com as famílias, dentro da problemática que
cerca o fracasso escolar.
A base teórica deste trabalho será desenvolvida meto-
dologicamente por pesquisas bibliográficas, justapondo-se
também, a elas, as minhas análises e experiências oriundas da
atuação como docente na educação básica em escola pública.
A análise dos dados se dará por meio do cruzamento
dos fichamentos e arquivamentos de informações impor-
tantes relacionadas ao tema.
PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE O SURGIMENTO
DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A SUA RELAÇÃO COM O
FRACASSO ESCOLAR
Sanfelice (2005) evidencia que a escola pública sur-
giu através de dois contextos: o primeiro foi a Revolução
Industrial, em 1780, que configurou a produção capitalista
ajudando nos processos de industrialização, migração e ur-
banização, originando assim o trabalho assalariado e aliena-
do; o segundo foi a Revolução Francesa, em 1789, na qual
existia a classe dominante burguesa que surgiu privando o
clero e a nobreza do poder político e econômico, impossibi-
litando a relação servo e senhor, além de empurrar a popu-
lação rural para os centros urbanos.