1676
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Seguindo, a autora destaca que a psicologia a partir
de 1930 adotou a prática do diagnóstico e do tratamento
de desvios psíquicos, passando a explicar o fracasso escolar
através de programas preventivos psicológicos com enfo-
ques em diagnósticos precoces de distúrbios no desenvolvi-
mento psicológico infantil, produzindo desta forma, distor-
ções do que a escola nova propunha.
Ainda, na análise de Patto (1999), até a década de 70
do século passado, destacaram-se as explicações das cau-
sas do fracasso escolar em torno das características bioló-
gicas, sociais e psicológicas do individuo. A autora explica
que o sentido tomado então, seria o de
déficit
cultural dos
frequentadores de escolas públicas que não se adequavam
às estruturas pelas quais se organizava a sociedade.
No ano de 1977 ocorreu, de acordo com Patto (1999),
uma mudança significativa, depois de, por tanto tempo, ter
predominado a ênfase nas dificuldades de aprendizagem
do aluno e nas características psicossociais. Neste ano sur-
giu uma nova visão, por parte da escola, pela qual os co-
nhecimentos e habilidades transmitidos por esta entidade
tornaram-se peças valiosas na luta da sociedade pelos seus
interesses de classe. Contudo, até os anos 90 foi possível ob-
servar avanços e retrocessos acerca das causas do fracasso
escolar.
Atualmente, é possível observar a continuidade no
que diz respeito às tentativas de avanço na educação brasi-
leira. Mas para que isso ocorra, Freire constata que:
Entre nós, a educação tem que ser, acima de tudo,
uma tentativa constante de mudança de atitude.
De criação de disposições mentais democráticas,
através de que se substituam no brasileiro antigos
e culturológicos hábitos de passividade, por no-
vos hábitos, de participação e ingerência (FREIRE,
(2003a, p. 86).
Muitas leis e programas têm surgido com o intuito de
combater o fracasso escolar existente no país. No entanto,
as prerrogativas típicas neste contexto fazem a educação se