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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

levará os seus estudantes a uma nova postura dian-

te dos problemas de contexto. À intimidade com

eles. A pesquisa em vez de mera, perigosa e enfa-

donha repetição de trechos e de afirmações desco-

nectadas das suas condições mesmas de vida (FREI-

RE, 2003a, p. 85).

Uma escola que valorize seus indivíduos como seres

pensantes, capazes de atuar e modificar sua história, que

fortaleça a visão de crianças que pensam, refletem, opinam

sobre o mundo que as rodeiam e sobre as suas vidas: esta

escola por certo, formará estudantes que serão capazes de

tudo isso, e que serão também, capazes de obter a aprendi-

zagem da leitura e da escrita. Porém, o que acontece é que

as práticas escolares excludentes são as que determinam

trajetos, rotulam e solidificam estigmas e, assim, facilitam

ideias e crenças sobre a incapacidade dos alunos.

Freire (1987) nos diz que é preciso pensar em uma

educação que lute para a libertação do homem de sua con-

dição de oprimido, atribuindo-lhe maior autonomia intelec-

tual, a fim de que deixe de ser mero objeto de manipulação

e resgate a sua condição de sujeito, de “ser mais”.

Nesta direção, tem-se que a educação deve ser res-

paldada em uma “pedagogia do diálogo”, na qual a re-

lação educador-educando seja horizontal e enriquecida

com a interação de todos os que participam do processo

educacional.

CONCLUSÃO

Foi possível observar no âmbito desta construção

teórica e nos anos de minha experiência pessoal no exer-

cício da docência, que não há exatamente um responsável

pelo fracasso do aluno e o seu mau rendimento. O que

existe envolve uma série de fatores escolares, familiares e

socioculturais que possivelmente poderão atrapalhar o seu

desenvolvimento. Como não há uma causa única para o

fracasso escolar e sim um conjunto de fatores que con-

correm para que tal situação aconteça, isto requer a cons-