XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
As discussões propostas por Sanfelice (2005), em seus
estudos historiográficos sobre a escola pública, levam em
conta a distinção da escola estatal da escola pública, fixan-
do que a estatal seria mantida pelo Estado e destinada a
atender a maior parte da população e, no período republi-
cano, teria servido para civilizar as massas, enquanto que a
escola pública nasceria da iniciativa de grupos étnicos com
o objetivo de dar assistência aos interesses destes mesmos
grupos, mantendo, portanto, organização própria e sendo
subsidiada por recursos não exatamente do Estado. O autor
ainda enfatiza que não se pode afirmar que um dia tivemos
ou teremos uma escola pública, pois sua análise contempla
a necessidade de ter um esclarecimento sobre a diferença
entre o público e estatal, e que, ao contrário, isto iria inter-
ferir na constante luta pela real construção de uma escola
pública e gratuita para todos.
Esta questão refletiu-se socialmente de modo a im-
possibilitar aos sujeitos a construção de suas identidades
e o seu reconhecimento próprio como membros de uma
sociedade. Contudo, é possível compreender que, para San-
felice (2005), a escola pública é dever do Estado e deve ser
democrática, aberta ao povo, e fornecer educação qualifi-
cada para formar indivíduos, tornando-os capazes de inter-
virem socialmente no meio em que vivem e possivelmente
de transformar esta sociedade numa sociedade mais justa e
igual para todos.
Algumas considerações sobre o fracasso escolar ao
longo dos anos apontam para diferentes teorias. Dentre
elas, os estudos de Patto (1999) indicam que as primeiras
hipóteses foram baseadas em teorias relacionadas ao racis-
mo, uma vez que os colonizadores eram tidos como pessoas
intelectualmente inferiores e sem capacidade de aprender.
O período que mais marcou este ideal de racismo foi entre
1850 e 1930. A partir daí brasileiros considerados intelec-
tuais começaram a dar atenção às questões relacionadas à
aprendizagem escolar, influenciados pela filosofia e ciência
francesa.