1690
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
-aprendizagem” (SILVEIRA, 2007, p.125). De acordo com a
autora:
São crianças que aprendem em tempos e de formas
diferentes dos exigidos pela escola, que vivenciam
experiências diferentes e que estão acostumados
a ver, ouvir e sentir coisas diferentes. Mas, se não
aprendem os conteúdos num determinado tempo
ou não têm um comportamento considerado cor-
reto pela escola, são vistas como um “problema”,
como alguém a ser “normalizado”, “corrigido”, “co-
locado de volta ao padrão da normalidade”. (SIL-
VEIRA, 2007, p.115 -116).
Os alunos têm conhecimentos, que são produzidos
fora do espaço da escola, e que mesmo não sendo legitima-
dos, poderiam ser ouvidos, conhecidos e valorizados. Assim
a escola tornar-se-ia um espaço mais rico se valorizasse o
saber dos alunos. (GARCIA, 2003).
Silveira (2007, p.125) ainda enfatiza que os “alunos
em posição de não-aprendizagem carregam no corpo uma
marca: a da não-aprendizagem.” Essa marca rotula o aluno
como um sujeito não-aprendentes e o professor como um
sujeito que quer ensinar. Diante disso, o aluno reconhece-se
incapaz de aprender, culpando-se pela não-aprendizagem,
sendo este conceito ratificado pelo ambiente escolar, cons-
tituindo-o como “[...] alguém problemático e que merece
atendimento diferenciado para que possa aprender como
a maioria dos alunos aprende.” (LOPES; FABRIS, 2005, p.5).
E, é essa dinâmica escolar que, tende a excluir o aluno
não-aprendente do cenário da aprendizagem. Por isso, a lis-
ta de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagó-
gico vem aumentando, consideravelmente.
Andréia Osti (2004), diz que a dificuldade de apren-
dizagem possui outros/mais fatores. De acordo com ela, as
dificuldades de aprendizagem envolvem diversas situações,
decorrentes de problemas fisiológicos, estresse vivido, pro-
blemas, perdas, separações familiares, alcoolismo, uso de
drogas gestacionais, falta de alimentação, falta de materiais,
tédio na sala de aula, baixo autoestima, problemas pato-