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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

-aprendizagem” (SILVEIRA, 2007, p.125). De acordo com a

autora:

São crianças que aprendem em tempos e de formas

diferentes dos exigidos pela escola, que vivenciam

experiências diferentes e que estão acostumados

a ver, ouvir e sentir coisas diferentes. Mas, se não

aprendem os conteúdos num determinado tempo

ou não têm um comportamento considerado cor-

reto pela escola, são vistas como um “problema”,

como alguém a ser “normalizado”, “corrigido”, “co-

locado de volta ao padrão da normalidade”. (SIL-

VEIRA, 2007, p.115 -116).

Os alunos têm conhecimentos, que são produzidos

fora do espaço da escola, e que mesmo não sendo legitima-

dos, poderiam ser ouvidos, conhecidos e valorizados. Assim

a escola tornar-se-ia um espaço mais rico se valorizasse o

saber dos alunos. (GARCIA, 2003).

Silveira (2007, p.125) ainda enfatiza que os “alunos

em posição de não-aprendizagem carregam no corpo uma

marca: a da não-aprendizagem.” Essa marca rotula o aluno

como um sujeito não-aprendentes e o professor como um

sujeito que quer ensinar. Diante disso, o aluno reconhece-se

incapaz de aprender, culpando-se pela não-aprendizagem,

sendo este conceito ratificado pelo ambiente escolar, cons-

tituindo-o como “[...] alguém problemático e que merece

atendimento diferenciado para que possa aprender como

a maioria dos alunos aprende.” (LOPES; FABRIS, 2005, p.5).

E, é essa dinâmica escolar que, tende a excluir o aluno

não-aprendente do cenário da aprendizagem. Por isso, a lis-

ta de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagó-

gico vem aumentando, consideravelmente.

Andréia Osti (2004), diz que a dificuldade de apren-

dizagem possui outros/mais fatores. De acordo com ela, as

dificuldades de aprendizagem envolvem diversas situações,

decorrentes de problemas fisiológicos, estresse vivido, pro-

blemas, perdas, separações familiares, alcoolismo, uso de

drogas gestacionais, falta de alimentação, falta de materiais,

tédio na sala de aula, baixo autoestima, problemas pato-