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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

maior liberdade de ação e de aprendizagem dos

participantes. Ou seja, é uma modalidade de atua-

ção e observação centrada na reflexão-ação. (FIO-

RENTINI, LORENZATO, 2006, p.112).

Como professora atuante no Laboratório de Aprendi-

zagem, proponho e desenvolvo um processo investigativo

de intervenção, permeado pela reflexão, tornando-me as-

sim, pesquisadora da própria prática docente.

OS ALUNOS E AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Participaram deste estudo três crianças, do gênero

masculino, que cursam o terceiro ano do Ensino Fundamen-

tal, cujo os encaminhamentos se efetivaram após investiga-

ção da professora regente com a professora do Laboratório

de Aprendizagem. Cabe destacar que a opção por meninos

se deu pelo fato de que no grupo do 3º ano que frequen-

tam o LA no contra turno, apenas uma é menina, que é in-

frequente no LA. Apresento os alunos, identificando-os na

pesquisa pelas iniciais de seus nomes: H, J e M.

O

aluno H

tem 8 anos. No diagnóstico encaminhado

pela professora titular consta que seu processo de aprendi-

zagem é lento e que se dispersa facilmente em sala de aula.

Já a mãe na entrevista que fizemos com ela, comentou que

reconhece que o filho não sabe ler e que “aprende devagar”.

Ela atribui a lentidão da criança ao fato de que teve uma gra-

videz conturbada em função de que estava vivendo um pro-

cesso de separação do pai de H. Outro fato que acredita ter

marcado a vida dele é de que aos quatro anos, vivenciou um

incêndio em sua casa, sendo responsabilizado pelo mesmo.

O aluno J

possui 10 anos e é muito frequente ao LA.

A professora relata que o aluno mora com os pais e a mãe

trabalha à noite. Tem dificuldades em operações simples de

matemática, não está ainda alfabetizado, pois somente re-

conhece as letras. Relaciona-se bem com colegas e profes-

soras. É esforçado e tem vontade em aprender.

Aluno M

tem 8 anos e também é bem frequente

no L.A. Mora com os pais e fica na avó no turno da ma-