XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1697
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
que vive num contexto sociocultural, compreendendo-o e
respeitando seus limites e possibilidades.
Nas intervenções analisadas foi possível observar que
os alunos apresentam ideias equivocadas, porém foram in-
centivados a identificar o seu erro, mudando o seu entendi-
mento, ao invés da apresentação de mais informações sobre
o assunto. Na atividade do relógio, por exemplo, identifica-se
a autonomia da criança em tentar resolver o problema, me-
diante o reconhecimento de suas fragilidades em relação a
leitura das horas. Ou seja, o aluno precisa ser incentivado a
tomar decisões, percebendo que suas ideias são respeitadas.
Também é importante firmar uma parceria entre os
profissionais que trabalham no LA e os professores de tur-
ma, tornando mais fácil compreender as dificuldades dos
alunos e a superação dessas dificuldades. Se o aluno confiar
em seu professor, se sentir apoiado e respeitado não escon-
derá seus problemas, dúvidas e suas dificuldades.
O aluno estando motivado e interessado promove
sua aprendizagem, a construção de novos conhecimentos,
estabelecendo uma boa relação entre o aluno e o profes-
sor. Esta motivação poderá ser identificada nos Laboratórios
de Aprendizagem, por ser um espaço diferente do da sala
de aula, pois o professor do laboratório necessita desco-
brir uma motivação para seus alunos e incitar a descoberta,
curiosidade, dando espaço para a expressão e criando um
ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
É importante que neste contexto em busca de uma
motivação, sejamos desafiados a personalizar as atividades,
observando de forma investigativa as defasagens demons-
tradas pelos alunos que estão frequentando o LA e as prá-
ticas escolares.
É necessário pensar que estas dificuldades apresenta-
das pelos alunos para serem superadas precisam da atuação
de profissionais que visam buscar meios para superá-las. En-
fim, atividades lúdicas, situações-problemas relacionadas a
fatos do cotidiano, bem como outros recursos pedagógicos
podem ajudar a significar a aprendizagem matemática na