XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1703
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
compreende a língua como uma atividade coletiva, com
participação efetiva e atuante, realizadora de ações através
da interação social.
A intencionalidade humana de exprimir ideias, opi-
niões implica em uma necessidade de se fazer ouvir, expres-
sar e entender. Essa comunicação eficaz através da lingua-
gem se dá a partir do momento em que há troca, correspon-
dência, ação recíproca entre indivíduos, isso sendo possível
quando há interação, proporcionada por uma linguagem
clara e eficaz.
LEITURA DE MUNDO: UMA FORMA DE LIBERTAÇÃO
Ler, na concepção freireana
,
não é caminhar sobre as
letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra
sobre ele, interferir no mundo pela ação. Ler é tomar cons-
ciência. A leitura é antes de tudo uma interpretação do mun-
do em que se vive, mas não é só ler, é também representá-lo
pela linguagem escrita, falar sobre ele, interpretá-lo, escre-
vê-lo. Ler e escrever, dentro desta perspectiva, é também
libertar-se, leitura e escrita como prática de liberdade.
A escrita como objeto do pensamento e da vida, onde
escrita, leitura e a linguagem tem grande poder, propor-
cionando conhecimento significativo de mundo. A leitura e
escrita significa contribuir efetivamente, sendo que as lin-
guagens têm sim, um fator político cultural de participação
eficaz. Cabe ter bem claro que dar direito à leitura e à escrita
aos cidadãos tem um papel de suma importância.
As linguagens, sendo assim, são necessárias para prá-
tica crítica-social, visando a interação participativa de suas
potencialidades, dominando-as, tendo claro que esse domí-
nio não se dará pelo simples fato dos conhecimentos, mas
como mecanismo de comunicação eficaz.
Para Freire, “caminhar sobre as letras”, essa partici-
pação crítica e efetiva demanda um aguçamento do senso-
-crítico, acompanhando a discussão de seus problemas e de
suas perspectivas, com tal domínio se desenvolve a com-
preensão de que os instrumentos digitais, tecnológicos. Es-