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1702

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

possibilita ao homem considerar o mundo e a realidade.

Aprendê-la não significa aprender só as palavras, mas os

seus significados culturais e, através desses meios e os mo-

dos pelos quais as pessoas interagem socialmente. (BRASIL,

1997). Assim, a linguagem é considerada uma produção da

humanidade e constituída, portanto, como uma prática so-

cial. Através dela o homem tem a possibilidade de torna-se

sujeito, capaz de construir sua própria trajetória, tornando-

-se, assim, um ser histórico e social.

Nesse sentido, a linguagem vai além de sua dimen-

são comunicativa, pois os sujeitos se constituem por meio

das interações sociais. A linguagem, possibilita ao homem

representar a realidade física e social, desde o momento em

que é apreendida, conserva um vínculo diretamente ligada

ao pensamento. Pode-se dizer que a linguagem não só pos-

sibilita a representação e a regulação do pensamento e da

ação, como possibilita comunicar ideias, pensamentos, in-

tenções de diversas naturezas.

A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os

grupos humanos, portanto, socialmente fundamental para a

interação entre indivíduos. É o grupo cultural onde o indiví-

duo se desenvolve que lhe fornece formas de perceber e or-

ganizar o real, as quais vão constituir os instrumentos psico-

lógicos que fazem a mediação entre o indivíduo e o mundo.

A linguagem é, por isso, uma atividade humana, histórica e

social. Então, pode-se afirmar que é pela linguagem que o

ser se constitui. A ação humana se faz pela linguagem, ou

seja, a linguagem pode ser entendida como um mecanismo

de ação do sujeito; agimos mediados pela linguagem.

A linguagem por ser de grande interação social, cum-

pre como principal objetivo inicial, a comunicação, com-

preensão, expressão de ideias voltadas ao senso crítico. Por

meio das relações sociais que o ser humano aprende e en-

sina, constrói e desconstrói seu conhecimento. A constante

interação entre sujeito e o mundo exterior é o processo

pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual humano.

Portanto, a concepção da linguagem aceita atualmente,