XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
(a interação professor-aluno). O diálogo é o encontro entre
os homens, intermediado pelo mundo, para nomear esse
mundo. Se é por meio da palavra, ao nomear o mundo, que
os homens o transformam, o diálogo se impõe como o cami-
nho pelo qual os homens encontram o significado de serem
homens. Logo, o diálogo se constitui como uma necessidade
existencial [...] não pode se limitar ao fato de uma pessoa “de-
positar” ideias em outra, como também não pode se tornar
uma simples troca de ideias, que “seriam consumidas” por
aqueles que estão conversando. Também não consiste numa
discussão hostil [...] na imposição da própria verdade. (FREIRE,
2016, p. 135-136). O diálogo representa uma importante for-
ma de interação entre professor e aluno, e essa interação não
pode ser constituída de forma autoritária, buscando a qual-
quer custo uma opinião como sendo a única verdadeira, ou
ainda esse diálogo sendo apenas uma conversa sem qualquer
análise crítica. Entramos assim em outro campo, onde se deve
buscar a mudança da curiosidade ingênua para a curiosidade
epistemológica. A curiosidade ingênua se refere à curiosida-
de do senso comum, como por exemplo, a procura por sa-
ber conhecer algo novo como o surgimento do Universo. A
curiosidade é essencial para a construção do conhecimento,
mas não devemos ser levados apenas pela nossa satisfação
ou buscar satisfazê-la naquilo que encontramos de imediato.
Como professor devo saber que sem a curiosidade
que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino [...] com a curiosidade domestica-
da posso alcançar a memorização mecânica do perfil deste
ou daquele objeto [...] A construção ou a produção do co-
nhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade,
sua capacidade crítica de “tomar distância” do objeto, de
observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de “cercar” o obje-
to ou fazer sua aproximação metódica, sua capacidade de
comparar, de perguntar. O termo consciência tem os mes-
mos aspectos que a curiosidade discutida anteriormente,
sendo a consciência ingênua aquela que interpreta os pro-
blemas de modo simplista, superficial, não sendo crítico, ca-