XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
entendida como formação humana concreta, pautada em
experiências sociais, processo esse, autorreflexivo que nor-
teia pensar sobre si mesmo, suas ações e atitudes no con-
texto social e cultural a qual estão inseridos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Bra-
sil,1997) a importância e o valor dos usos da linguagem
são determinados historicamente segundo as demandas de
cada momento. Inserida em uma sociedade complexa que
exige níveis de leitura e de escrita diferentes e muito su-
periores aos que satisfaziam as demandas sociais até bem
pouco tempo atrás. Por isso, a escola não pode se eximir
da tarefa de oferecer aos alunos condições de melhoria da
capacidade discursiva, para que possa desempenhar as atri-
buições que lhe são exigidas na contemporaneidade.
Certamente, oferecer recursos para que possamos
aprofundar as experiências de socialização na perspectiva
de uma sociedade cada vez mais plural, exige o domínio efe-
tivo do uso adequado da linguagem com diferentes meios
comunicativos, interativos em diferentes espaços culturais
e sociais, cidadãos capazes de interagir das mais diferentes
formas de linguagem interativa e eficaz.
Entendemos que as contribuições de Paulo Freire fo-
ram essenciais para busca do aprimoramento ao que se re-
fere à importância da aquisição da linguagem como forma
de comunicação e interação social. Além de interpretar, in-
terferir no mundo pela ação, a escrita também é fator de-
terminante como objeto do pensamento da vida. A lingua-
gem, a leitura e a escrita como um distintivo do poder, são
componentes dos fatos políticos culturais que requerem a
participação efetiva dos sujeitos.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, Michael.
Marxismo e filosofia da linguagem
.
10.ed. São Paulo: Huditec, 1997.
BAKHTIN, Michael.
Estética da Criação Verbal.
6ª ed. São
Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.