XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
a leitura como amiga, e todo o conhecimento que vem com
ela como resultado. Resultado de um momento que trouxe
conhecimento com o desejo de se tê-lo, não obrigação.
Quando falamos de que os professores devem sim se
fazer presentes na vida dos educandos e na conquista da
leitura crítica destes, para com o mundo, também falamos
de política, de atualidade, de poderes, de legislação, de so-
ciedade. Paulo Freire também diz o seguinte:
Quanto mais ganhamos esta clareza através da
prática, tanto mais percebemos a impossibilidade
de separar o inseparável: a educação e a política.
Entendemos então, facilmente, não ser possível
pensar, sequer, sem que esteja atento à questão do
poder (FREIRE, 1993, pag. 35).
Ser cidadão é estar inserido em uma sociedade onde
existe um poder maior, o qual seguimos e respeitamos. Assim
como, é através de cada um que compõe sociedade é que ela
se torna ou não positiva. A leitura nos faz pensar. Pensar, de
uma maneira crítica, nunca foi tão importante quanto agora.
Por isso é fato: precisa-se colocar dentro das escolas,
a leitura crítica na vida dos alunos, e de todos que fazem
parte do contexto deles. A leitura é cultura. Cultura que não
se faz sozinha. Precisa-se cultivar. Diariamente. Ler faz o ser
pensar, quando pensamos e questionamos, aí sim, de fato
existimos como seres atuantes na sociedade
“Penso, logo
existo”. (DESCARTES, RENÉ, 1637).
Com este artigo então trazemos exemplos de práticas
feitas na Educação Infantil, já que, como diz Paulo Freire: “É
fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que
se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja
a tua prática”. (FREIRE, PAULO, 1997).
ESTIMULO A LEITURA DESDE A INFÂNCIA E A LEITURA
QUE AS CRIANÇAS FAZEM DO MUNDO
Sabemos que a leitura oferece uma infinidade de co-
nhecimentos, que o ato de ler irá trazer muitas riquezas