XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1713
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
quando ele cita que, na sua alfabetização que ele descobriu
outras realidades além daquela que o cercava, foi quando
aprendeu a ler a palavra escrita.
Através da palavra escrita que se aprende o que tem
atrás do muro de nossa casa, que nos tornamos de fato cida-
dãos inseridos na sociedade. Através da leitura e a reflexão
dela é que descobrimos novos saberes, histórias, costumes,
e até mesmo a infância de outros adultos, pela narração de
sua vida. Porém, também é preciso respeitar a base de cada
ser, que é sua leitura de mundo, começar na sua realidade
para que se possa inserir outra, como diz Paulo Freire:
A leitura do mundo precede a leitura da palavra,
daí que a posterior leitura desta não possa prescin-
dir da continuidade da leitura daquele. Linguagem
e realidade se prendem dinamicamente. (FREIRE,
1993, pag.19)
A partir da fala de Freire, podemos perceber a impor-
tância de partir daquilo que a criança, o jovem, o adulto,
vive. Isso não somente quando se alfabetiza, mas se torna
um exercício de leitura para a vida. Só se pode conhecer
algo novo, quando já se apropriou do que já conhece.
Então isso leva o dilema: porque a maioria das pessoas
não gostam de ler? Será que elas já leram pelo menos um
livro durante seu período da vida, por prazer? A maioria das
respostas é não. As pessoas têm se tornado seres práticos.
Rotina, trabalho, filhos, faculdade, a correria do dia a dia,
consome quase, senão todo o tempo das pessoas. Por isso,
percebe-se que se lê somente o que é obrigatório.
Isso não vem de hoje, e não fica só no Ensino Superior.
Dentro da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Funda-
mental e Ensino Médio, oferecidas pelo Estado e Município,
pode-se ver o mesmo problema: o ato de ler para obter so-
mente resultado, não prazer.
Como um texto para fazer uma prova, um livro para
fazer um seminário que terá perguntas aleatórias (que apa-
voram os alunos) e que valerá nota, ler um artigo e fazer
uma síntese sobre ele, um resumo...e assim por diante.