1716
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
para o aprendizado das crianças, este aprendizado que irá
oferecer novas oportunidades e proporcionar às crianças o
contato com a leitura. Contudo, antes disso, precisa-se pro-
porcionar o incentivo a leitura sendo responsabilidade dos
adultos, com o futuro desta criança. Não podemos garantir
este incentivo no ambiente familiar, mas como instituição de
ensino, temos o dever de fazê-lo. Infelizmente, ainda temos
professores que não têm ideia do tamanho deste compro-
misso e deste ato que deve se tornar hábito e rotina dentro
das escolas, mesmo com os bebês. Estimular uma criança
ler não só livros, mas o mundo que a rodeia. Pode ser uma
simples atividade de rotina, que parece sem sentido, mas
aos poucos viemos conquistando os professores a ter este
olhar sensível, percebendo que enquanto uma criança olha,
observa, manuseia um livro, ela está absorvendo as informa-
ções contidas nele, fazendo a leitura visual, sua capacidade
de compreensão e concentração aumenta, trata-se de algo
grandioso.
Na nossa escola, temos diversas maneiras de estimular
as crianças. A leitura pode ser realizada em conjunto, onde a
criança acompanha o professor durante a leitura e na conta-
ção de histórias, ou por meio individual onde a criança por si
só escolhe o livro que quer olhar e manusear. Seja por meio
do tato, com livros emborrachados, com relevos, texturas,
sons, enfim, com ilustrações atrativas, ou simplesmente pelo
ato de ouvir a história, sendo estas representadas através de
momentos lúdicos. É de fundamental importância acompa-
nhar as crianças no contato com os livros, para que desde
pequenos tragam consigo a necessidade de cuidar dos mes-
mos e para que tenham entendimento que os livros são fer-
ramentas de aprendizado e prazer no momento da leitura.
Quando incentivamos e proporcionamos momentos
de leitura a uma criança, estamos possibilitando chances
de ela estar integrada com o meio em que vive. A práti-
ca da leitura é necessária para ampliar a visão do mundo,
quando conseguimos fazer com que as crianças tomem
gosto pelos livros, estamos criando novos leitores para a