1718
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
importante ressaltar que a participação dos pais no proces-
so de formação do leitor é de extrema importância, que os
pais desde cedo devem incentivar os filhos a lerem, e desta
mesma forma apresentar a eles os livros e deixar que eles os
explorem.
Assim quando as crianças começam a frequentar a es-
cola, a professora deve dar continuidade a estes momentos
de interações com os livros e com o mundo da leitura, o
professor deve sempre estar aberto a trazer histórias para
contar as crianças, trazendo junto com estas histórias mo-
mentos lúdicos e prazerosos para que quando as crianças
tiverem que sentar para ouvir uma história seja algo praze-
roso para eles, que seja interessante ouvir o que a profes-
sora está contando, olhar as imagens que compõe o livro,
que fazem parte daquela história, desta forma relacionando
a leitura do mundo com a das palavras, uma criança que
compreende o que está a sua volta e que conhece o mundo,
consegue ser alfabetizada mais fácil.
O professor deve ser dinâmico no incentivo a leitura
com suas crianças, deixando-as participar da escolha dos li-
vros, tendo uma relação de troca, desejo, escolha e não os
tornando somente ouvintes.
RELATO DE PRÁTICA DO INCENTIVO A LEITURA NA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVENDO
CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS
Pensando em diferentes formas para incentivar e en-
volver as crianças, jovens e adultos no mundo da leitura, a
Escola de Educação Infantil Valério Armindo Rothe e seu
grupo de profissionais, organizou o projeto do clube do
livro, denominado como: “Pensarte” (pensar sobre a arte),
que teve como objetivo inserir a comunidade no ambien-
te escolar, incentivando e estimulando o prazer pela leitura,
bem como, unir as pessoas proporcionando o contato hu-
mano, que muitas vezes se torna restrito devido à correria
do dia a dia, e pelo uso excessivo das redes sociais, entre
outras tecnologias.