XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1723
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
O PRAZER E O GOSTO DA LEITURA
E ESCRITA COM A TURMA 2º ANO:
EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
A PARTIR DE PAULO FREIRE
Angela Aparecida do Nascimento
1
RESUMO:
O trabalho apresenta uma experiência de alfabe-
tização com a turma do 2º ano o qual é processo de um tra-
balho metodológico desenvolvido no ano anterior ( 2017) e
que continua este ano. Neste decurso compreendemos, ins-
pirados em Freire, que na alfabetização precisamos de amor,
alegria, comprometimento e responsabilidade para poder
realizar um trabalho competente e sério. Acreditar que cada
criança é sujeito da sua própria história é compreender que
podemos criar e transformar o mundo (Freire, 1979). No de-
correr do semestre foram desenvolvidos vários formas de
alfabetização para que os alunos pudessem aprender a ler
e escrever. Com a certeza de que cada criança tem o seu
tempo para desenvolver o seu amadurecimento e é impor-
tante que o professor tenha essa consciência e respeitá-los
na diversidade. O relato descritivo é uma reflexão pessoal,
mas que está relacionada a um trabalho coletivo.
Palavras-chave
: Alfabetização. Afetividade. Leitura e escrita.
Alegria.
INTRODUÇÃO: EXPERIÊNCIA DE CONTINUIDADE DA
ALFABETIZAÇÃO COM A TURMA DO 2 º ANO
Quanto mais me capacito como profissional, quan-
to mais sistematizo minhas experiências, quanto
mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patri-
mônio de todos e ao quais todos devem servir, mais
aumenta minha responsabilidade com os homens.
1
Pedagoga pelo curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular (PU-
CRS e AEPPA) e especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais (
ISEI de Ivoti, Instituto Brava Gente e AEPPA). Professora da educação básica.