Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1728 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1728 / 2428 Next Page
Page Background

1728

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

faríamos na segunda feira, quarta feira e sexta feira. Com

este trabalho a turma já tem a rotina diariamente. Se por al-

gum motivo não fazíamos me cobrava. Então percebi que os

alunos já tinha despertado o gosto pela e escrita também.

Contudo, pedia para que o aluno o lesse a história para os

colegas, alguns faziam com muita alegria e coragem.

Na sala de aula temos a diversidades de alunos o que

gostam e se interessa pelas outras formas de expressão,

como: desenhar, jogos pedagógicos e brincadeiras para

desperta o gosto de ler e escrever. Sabemos que alguns

alunos têm algumas dificuldades de aprendizagem, e para

ajudá-los proponho esta metodologia que vem sendo de-

senvolvidos com os alunos.

Além disso, construímos um livro com atividades de

alfabetização, onde todos os alunos receberam seu exem-

plar, mesmo os que apresentam dificuldades o receberam.

Os alunos que tinham dificuldades receberam também

outro livro com atividades diferenciado de 1º ano. Uma ma-

neira de alfabetiza-los, já que ainda não estão alfabetizados.

A alfabetização tem de ampliar-se em diferentes

linguagens. Não é só aprender a ler e escrever; é

apropriar-se de um conhecimento básico em todos

os níveis da vida, que o ser humano possa progres-

sivamente ter condições de responder às perguntas

essenciais que nosso corpo, nossa existência coti-

diana nos colocam. (Faundez, 1985, p. 90).

Com as metodologias participativas desenvolvidas

na turma conseguimos construir relações comprometidas

com o processo de aprender e ensinar. Comprei alguns li-

vros infantis e fiz o sorteio na sala de aula, sendo assim,

os alunos que foram sorteados ficaram radiantes de ter o

livro para lê e estudar. A expressão de alegria em seus ros-

tos era evidentemente percebida. Os desafios são muitos,

mas tenho realizado com

rigorosidade metódi

ca um tra-

balho comprometida com as bases da educação popular

que aprendi na graduação e especialização. Acredito que

ao longo dos anos a semente foi lançada e virão os frutos