1730
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de aprendizagem e que nos tornam mais humanos e felizes.
O conhecimento nos liberta e nos faz ser seres críticos.
CONSIDERAÇÃO FINAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Percebi que os alunos foram para o 3º ano alfabetiza-
dos, com a noção da leitura, escrita e o raciocino lógico da
matemática, resolvendo operações: subtração com retorno
e adição com transporte. Também fazem interpretação tex-
tual e construção de frases.
Com certeza, as famílias comunidade, equipe diretiva
e professores estão contentes pelos avanços cognitivo dos
alunos, exceto alguns alunos mesmo com este trabalho de-
senvolvidos não conseguiram avançar, precisaram de mais
tempo na escola para ir além.
Devemos acreditar no potencial de cada aluno e en-
caminhá-los para os especialistas, para dar mais atenção e
atendê-los individualmente na dificuldade de aprendizagem
de cada aluno.
Perceber-se o desempenho e desenvoltura dos alunos
são significativos no avanço cognitivo, intelectual e social. O
aluno é uma semente que precisa de cuidado e amor para
desperta o prazer e o gosto pela vida de aprender sempre
.
Freire com seus textos contribui para a reflexão teórica so-
bre a minha prática educativa de estar sendo professora das
classes populares.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
Saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler
. São Paulo,
39ed. Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo.
Educação e mudança
. Rio de Janeiro, Paz e
Terra, 1979. [coleção Educação e Comunicação vol. 1.]
FREIRE, Betto,
Essa Escola Chamada Vida
, São Paulo, ed Áti-
ca, 2000.