Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1730 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1730 / 2428 Next Page
Page Background

1730

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de aprendizagem e que nos tornam mais humanos e felizes.

O conhecimento nos liberta e nos faz ser seres críticos.

CONSIDERAÇÃO FINAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Percebi que os alunos foram para o 3º ano alfabetiza-

dos, com a noção da leitura, escrita e o raciocino lógico da

matemática, resolvendo operações: subtração com retorno

e adição com transporte. Também fazem interpretação tex-

tual e construção de frases.

Com certeza, as famílias comunidade, equipe diretiva

e professores estão contentes pelos avanços cognitivo dos

alunos, exceto alguns alunos mesmo com este trabalho de-

senvolvidos não conseguiram avançar, precisaram de mais

tempo na escola para ir além.

Devemos acreditar no potencial de cada aluno e en-

caminhá-los para os especialistas, para dar mais atenção e

atendê-los individualmente na dificuldade de aprendizagem

de cada aluno.

Perceber-se o desempenho e desenvoltura dos alunos

são significativos no avanço cognitivo, intelectual e social. O

aluno é uma semente que precisa de cuidado e amor para

desperta o prazer e o gosto pela vida de aprender sempre

.

Freire com seus textos contribui para a reflexão teórica so-

bre a minha prática educativa de estar sendo professora das

classes populares.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

Saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler

. São Paulo,

39ed. Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo.

Educação e mudança

. Rio de Janeiro, Paz e

Terra, 1979. [coleção Educação e Comunicação vol. 1.]

FREIRE, Betto,

Essa Escola Chamada Vida

, São Paulo, ed Áti-

ca, 2000.