1736
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
complexo. A grande participação das escolas demonstra que
os estudantes anseiam pela discussão desta temática. Nos
diálogos com estudantes e as equipes diretivas, surgem al-
guns subtemas como: - o entendimento da adolescência e
suas especificidades e a questão da opção por uma profissão;
- a análise da realidade do mundo de trabalho contemporâ-
neo; - a influência familiar nas escolhas dos jovens; - o papel
da escola; - os desafios do mundo do trabalho.
Para Krawulski (1991), a Orientação Profissional diz
respeito ao acesso a informações profissionais sobre cursos,
mercado de trabalho, oportunidades, especializações, como
também ao papel de auxiliar aos jovens a fazerem uma re-
flexão sobre a relevância do trabalho. Desse modo, a orien-
tação profissional propicia mais do que a escolha de uma
ocupação ou emprego, permite a reflexão sobre a adequa-
ção das próprias potencialidades às exigências do mercado
de trabalho, bem como aos significados do exercício pro-
fissional e o espaço que este ocupa na vida dos indivíduos.
Um dos compromissos de um processo de orientação
é propiciar o contato com o mercado de trabalho e com o
maior número possível de profissionais, podendo conhecer,
amplamente, as dificuldades, as conquistas e os desafios
enfrentados no cotidiano e por consequência poderão fa-
zer escolhas mais sensatas, baseando-se na reflexão sobre
si mesmos (conhecendo suas potencialidades e limitações)
e sobre as profissões (averiguando como são os cursos de
formação e a realidade do mercado em cada ramo).
Mandelli, Soares e Lisboa (2011, p. 6) afirmam que:
O orientador profissional tem o compromisso social
de sensibilizar os jovens para uma escolha profis-
sional/ocupacional coerente com suas possibili-
dades. E, ainda, para a construção de uma identi-
dade profissional pautada no autoconhecimento,
na informação sobre o mercado de trabalho e no
desenvolvimento de um posicionamento crítico e
consciente a respeito de suas escolhas e de suas li-
mitações. É necessário compreendermos a OP para
além da escolha do curso universitário, posicionan-
do-a como facilitadora de escolhas.