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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

complexo. A grande participação das escolas demonstra que

os estudantes anseiam pela discussão desta temática. Nos

diálogos com estudantes e as equipes diretivas, surgem al-

guns subtemas como: - o entendimento da adolescência e

suas especificidades e a questão da opção por uma profissão;

- a análise da realidade do mundo de trabalho contemporâ-

neo; - a influência familiar nas escolhas dos jovens; - o papel

da escola; - os desafios do mundo do trabalho.

Para Krawulski (1991), a Orientação Profissional diz

respeito ao acesso a informações profissionais sobre cursos,

mercado de trabalho, oportunidades, especializações, como

também ao papel de auxiliar aos jovens a fazerem uma re-

flexão sobre a relevância do trabalho. Desse modo, a orien-

tação profissional propicia mais do que a escolha de uma

ocupação ou emprego, permite a reflexão sobre a adequa-

ção das próprias potencialidades às exigências do mercado

de trabalho, bem como aos significados do exercício pro-

fissional e o espaço que este ocupa na vida dos indivíduos.

Um dos compromissos de um processo de orientação

é propiciar o contato com o mercado de trabalho e com o

maior número possível de profissionais, podendo conhecer,

amplamente, as dificuldades, as conquistas e os desafios

enfrentados no cotidiano e por consequência poderão fa-

zer escolhas mais sensatas, baseando-se na reflexão sobre

si mesmos (conhecendo suas potencialidades e limitações)

e sobre as profissões (averiguando como são os cursos de

formação e a realidade do mercado em cada ramo).

Mandelli, Soares e Lisboa (2011, p. 6) afirmam que:

O orientador profissional tem o compromisso social

de sensibilizar os jovens para uma escolha profis-

sional/ocupacional coerente com suas possibili-

dades. E, ainda, para a construção de uma identi-

dade profissional pautada no autoconhecimento,

na informação sobre o mercado de trabalho e no

desenvolvimento de um posicionamento crítico e

consciente a respeito de suas escolhas e de suas li-

mitações. É necessário compreendermos a OP para

além da escolha do curso universitário, posicionan-

do-a como facilitadora de escolhas.