XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1737
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Orientar os estudantes envolve a responsabilidade
pela escuta dos anseios dos mesmos, em primeira instância,
para que se sintam acolhidos e compreendidos. A seguir,
é preciso promover o autoconhecimento, de modo que os
jovens reflitam sobre si mesmos e busquem a superação de
possíveis limitações, percebendo-se capazes de avançar em
termos de conhecimentos e de habilidades. O passo seguin-
te refere-se à leitura de mundo, tal como a concebe Paulo
Freire (1996), a partir da qual os indivíduos podem entender
de forma crítica o contexto em que se inserem, verificando
a profissão não apenas como forma de assegurar o sustente
próprio e da família, mas como meio de desenvolver-se e de
exercer a cidadania, contribuindo para a edificação de um
mundo melhor para o coletivo.
Concordamos com a concepção de orientação profis-
sional enquanto projeto de vida, como defendem Mandelli,
Soares e Lisboa (2011, p. 8), o projeto de vida está associado
a uma possibilidade de futuro, implicando um movimento
através da temporalidade. Segundo as autoras, quando se
trata de projeto refere-se a possibilidades de vir a ser, de
“[...] identidades futuras possíveis. Todas poderiam estar ex-
pressando a inesgotável plasticidade do humano contida
naquela tenra vida” (CIAMPA, 1987, p. 35).
Assim sendo, o projeto de vida constitui-se como pos-
sibilidade de mudança. Portanto, como argumenta Soares
(2002, p. 76):
[...] o projeto é, ao mesmo tempo, o momento que
integra em seu interior a subjetividade e a objeti-
vidade e é, também, o momento que funde, num
mesmo todo, o futuro previsto e o passado recor-
dado. Pelo projeto, se constrói para si um futuro
desejado, esperado.
Conceber a orientação profissional como constituição
de projeto de vida vincula-se com a integração das múlti-
plas dimensões humanas e com a canalização das poten-
cialidades individuais para a realização pessoal e profissio-
nal. Nessa perspectiva, a noção de planejamento torna-se