Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1737 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1737 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1737

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Orientar os estudantes envolve a responsabilidade

pela escuta dos anseios dos mesmos, em primeira instância,

para que se sintam acolhidos e compreendidos. A seguir,

é preciso promover o autoconhecimento, de modo que os

jovens reflitam sobre si mesmos e busquem a superação de

possíveis limitações, percebendo-se capazes de avançar em

termos de conhecimentos e de habilidades. O passo seguin-

te refere-se à leitura de mundo, tal como a concebe Paulo

Freire (1996), a partir da qual os indivíduos podem entender

de forma crítica o contexto em que se inserem, verificando

a profissão não apenas como forma de assegurar o sustente

próprio e da família, mas como meio de desenvolver-se e de

exercer a cidadania, contribuindo para a edificação de um

mundo melhor para o coletivo.

Concordamos com a concepção de orientação profis-

sional enquanto projeto de vida, como defendem Mandelli,

Soares e Lisboa (2011, p. 8), o projeto de vida está associado

a uma possibilidade de futuro, implicando um movimento

através da temporalidade. Segundo as autoras, quando se

trata de projeto refere-se a possibilidades de vir a ser, de

“[...] identidades futuras possíveis. Todas poderiam estar ex-

pressando a inesgotável plasticidade do humano contida

naquela tenra vida” (CIAMPA, 1987, p. 35).

Assim sendo, o projeto de vida constitui-se como pos-

sibilidade de mudança. Portanto, como argumenta Soares

(2002, p. 76):

[...] o projeto é, ao mesmo tempo, o momento que

integra em seu interior a subjetividade e a objeti-

vidade e é, também, o momento que funde, num

mesmo todo, o futuro previsto e o passado recor-

dado. Pelo projeto, se constrói para si um futuro

desejado, esperado.

Conceber a orientação profissional como constituição

de projeto de vida vincula-se com a integração das múlti-

plas dimensões humanas e com a canalização das poten-

cialidades individuais para a realização pessoal e profissio-

nal. Nessa perspectiva, a noção de planejamento torna-se