1740
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
uma doação ou uma exposição, mas de dentro para
fora pelo próprio analfabeto, apenas ajustado pelo
educador. Isto faz com que o papel do educador
seja fundamentalmente diálogos com o analfabe-
to sobre situações concretas, oferecendo-lhes os
meios com que os quais possa se alfabetizar.
Em qualquer fase da vida, o ingresso à educação é um
direito de todos e a certeza de que os cidadãos se tornem
participativos de uma sociedade que é sua por direito, só
basta adquirir o conhecimento para que agregue os direitos
da população.
Sobre a relação familiar, o diálogo com os estudan-
tes permitiu compreender o papel da mãe na formação
dos indivíduos, pois ao indagarmos sobre com quem re-
sidem e com quem passam a maior parte do tempo, os
respondentes indicaram a mãe na maior parte das vezes,
sendo que obtivemos os seguintes escores: mãe = 45%,
pai = 28%, irmãos = 16%, avós = 4%, amigos
3
= 4% e
outros = 2%. Estes percentuais ampliam-se quando in-
dagamos a quem os jovens recorrem quando vivenciam
alguma dificuldade, pois 60% afirma recorrer a suas mães,
17% aos pais, 11% aos professores, 4% aos avós, 4% aos
irmãos e 4% aos amigos.
Gráfico 1
: Companhias
Fonte
: Equipe da pesquisa
Gráfico 2
: Apoio
Fonte
: Equipe da pesquisa
Do mesmo modo, as mães são as primeiras indicadas
quando questionamos sobre quem costumam procurar para
contar novidades (48%), pedir explicações (34%), contar um
3
Alguns estudantes que residem em locais distantes da escola, dividem
apartamentos com amigos ou residem em pensionatos.