Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1740 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1740 / 2428 Next Page
Page Background

1740

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

uma doação ou uma exposição, mas de dentro para

fora pelo próprio analfabeto, apenas ajustado pelo

educador. Isto faz com que o papel do educador

seja fundamentalmente diálogos com o analfabe-

to sobre situações concretas, oferecendo-lhes os

meios com que os quais possa se alfabetizar.

Em qualquer fase da vida, o ingresso à educação é um

direito de todos e a certeza de que os cidadãos se tornem

participativos de uma sociedade que é sua por direito, só

basta adquirir o conhecimento para que agregue os direitos

da população.

Sobre a relação familiar, o diálogo com os estudan-

tes permitiu compreender o papel da mãe na formação

dos indivíduos, pois ao indagarmos sobre com quem re-

sidem e com quem passam a maior parte do tempo, os

respondentes indicaram a mãe na maior parte das vezes,

sendo que obtivemos os seguintes escores: mãe = 45%,

pai = 28%, irmãos = 16%, avós = 4%, amigos

3

= 4% e

outros = 2%. Estes percentuais ampliam-se quando in-

dagamos a quem os jovens recorrem quando vivenciam

alguma dificuldade, pois 60% afirma recorrer a suas mães,

17% aos pais, 11% aos professores, 4% aos avós, 4% aos

irmãos e 4% aos amigos.

Gráfico 1

: Companhias

Fonte

: Equipe da pesquisa

Gráfico 2

: Apoio

Fonte

: Equipe da pesquisa

Do mesmo modo, as mães são as primeiras indicadas

quando questionamos sobre quem costumam procurar para

contar novidades (48%), pedir explicações (34%), contar um

3

Alguns estudantes que residem em locais distantes da escola, dividem

apartamentos com amigos ou residem em pensionatos.