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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
estudantes, em especial para os jovens da classe popular,
a possibilidade de sonhar, de romper com as amarras da
opressão e da exclusão social. Nessa perspectiva, percebe-
mos que o suporte aos participantes do projeto relaciona-se
com a vocação ao ser mais, descrita por Freire como proces-
so de vir a ser.
Na
Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a
Pedagogia do Oprimido
(2011, p. 137), Paulo Freire relaciona
‘ser mais’ e ‘humanização’, salientando que o sonho pela hu-
manização, cuja concretização é sempre processo. O
sonho
é
assim uma exigência ou uma condição que se vem fazendo
permanente na história que fazemos e que nos faz e refaz.
A educação voltada ao ‘ser mais’ é aquela que oportuniza a
humanização e permite aos indivíduos a superação das con-
dições que limitam seus avanços em direção às suas possi-
bilidades de realização.
[...] Daí que corresponda à condição dos homens
como seres históricos e à sua historicidade. Daí que
se identifique com eles como seres mais além de si
mesmos – como “projetos” -, como seres que cami-
nham para a frente, que olham para a frente; como
seres a quem o imobilismo ameaça de morte; para
quem o olhar para trás não deve ser uma forma nos-
tálgica de querer voltar, mas um modo de melhor
conhecer o que está sendo, para melhor construir
o futuro. Daí que se identifique com o movimento
permanente em que se acham inscritos os homens,
como seres que se sabem inconclusos; movimento
que é histórico e que tem o seu ponto de partida,
o seu sujeito, o seu objetivo (
Ibidem
, 1987, p. 73).
Ao exercer a docência, cabe ao professor perceber-se
como projeto, como vir a ser, enquanto ser humano e pro-
fissional. Desse modo, o educador movimenta-se em busca
do
ser mais
, qualificando progressivamente sua participação
cidadã no mundo, responsabilizando-se pelos seus desti-
nos, paralelamente à busca do aperfeiçoamento profissio-
nal, pela formação permanente, assegurando o domínio de
conteúdos, de metodologias e projetos pedagógicos, cons-
tantemente repensados a partir da reflexão sobre a prática.