XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1745
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A educação significa a articulação entre as dimensões
do passado e do futuro, no presente. O passado vincula-se à
tradição, demandando a aquisição dos elementos culturais
das gerações precedentes para ‘melhor conhecer o que está
sendo’. A dimensão de futuro relaciona-se com a capaci-
dade de transformar o mundo. O educador não apresenta
os conteúdos como verdades prontas e acabadas a serem
simplesmente memorizadas e/ou repetidas, mas como sub-
sídios a serem entendidos e transformados.
Ao partilhar significados comuns, pela linguagem, os in-
divíduos ampliam as possibilidades de entendimento, comuni-
cação e interação. Abre-se, dessa maneira, a possibilidade da
ação (intervenção no mundo, comparação, decisão, escolha,
exercício do juízo), que, por ser imprevisível, pode expressar ou
contrariar o bom senso, pode contribuir para o bem ou para o
mal, para promover a boniteza ou a feiura do mundo. Exata-
mente pela existência dessas duas possibilidades contrastan-
tes, é que a educação necessita constituir um espaço em favor
do
ser mais
e do compromisso com o mundo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A indagação:
O que você vai ser quando crescer?
-
acompanha os indivíduos ao longo da vida. E, na transição
entre a adolescência e a vida adulta, a intensidade da dúvida
amplia-se, envolvendo inquietações como passar no ENEM,
tirar uma boa nota na redação, conseguir custear o curso de
graduação, que curso / faculdade / cidade escolher, dentre
outros dilemas.
Sendo assim, a orientação profissional torna-se indis-
pensável para contribuir com os estudantes, especialmente
no sentido de reduzir a ansiedade ocasionada pela comple-
xidade das escolhas e oportunizar a compreensão da reali-
dade atual, em que novas profissões surgem diariamente e
outras tornam-se obsoletas.
No decorrer do projeto, observamos que a reflexão
sobre alguns fatores são fundamentais. Dentre eles, a ade-
quação da carreira escolhida às aptidões pessoais, ao prazer