XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Uma diz sobre a pessoa que está junta, mas não atua, não
é sujeito. A outra diz sobre a pessoa que está junta e por
isso mesmo atua, por isso mesmo é sujeito. A análise de
tais significados capacita explicação sobre a anatomia do
contexto onde cada significado é empregado. Entender as
competências da participação na escola conservadora, par-
ticipação esta simbólica
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, sem criticidade e reflexão, possibi-
lita decifrar a lógica que rege a escola conservadora – onde
o participante o é sem ser sujeito - e entender como esta ca-
tegoria de participação é fundamental na manutenção desta
escola. Bem como saber o que é participação no contexto
do caminho da libertação capacita compreender porquê é
este significado de participação atribuída à libertação mes-
ma. Porque a ela compete o pensamento crítico, reflexivo, a
dialogicidade e a práxis.
Paulo Freire rejeita o entendimento da participação
como estar junto, mas não necessariamente refletir junto,
não fazer junto e por isso não construir junto. Ele rejeita a
participação que não é dialógica e deixa claro que é com a
participação crítica, a participação que se constitui de enga-
jamento que se encontra o caminho para a vocação ontoló-
gica de ser mais (FREIRE, 2013. p. 58).
A importância que há na verdadeira participação críti-
ca, reflexiva e, por isso, práxica na configuração do ser como
sujeito histórico é imprescindível à libertação de homens e
mulheres, sabendo que eles e elas não se libertam sozinhos.
“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho. Os
homens se libertam em comunhão” (FREIRE, 2013. p. 71) e é
nessa comunhão, onde, juntos, se pensa e se dialoga, que se
faz necessária a verdadeira participação, para que se cami-
nhe, enfim, à emancipação.
A prática da participação no âmbito da educação ban-
cária se configura na inclusão. Incluir não significa participar
como sujeito, nem ter voz, tampouco ter poder de decisão.
Estar incluso é tão somente estar junto sem que isso pres-
suponha nada que lhe remeta ser sujeito histórico, não ex-
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Ver citação 9 do Anexo