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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Sendo este o contexto de uma sociedade, e não de poucos
indivíduos preparados para o meio político, a discussão e
elaboração da política ganha o caráter histórico da própria
realidade do povo que a compõe.
Pensando “participação” em Paulo Freire vê-se que o
significado que ele dá a esta palavra é constituído de cons-
ciência e pensamento. Participação, para Freire, assume a
dimensão da ação dialógica mediada por intencionalidade
práxica libertadora. Participar implica ação-reflexão a uma
atividade, que se expressa na relação codificação e deco-
dificação, disponibilizando, ao ser que pensa, uma nova
codificação do que ele faz participando. É dialética porque
falamos aqui do participante que, para o ser, pressupõe-se
que este esteja no caminho de “descobrir-se e conquistar-se
como sujeito de sua própria destinação histórica” (FREIRE,
2013, p. 11), como afirma Fiori no prefácio de Pedagogia do
Oprimido.
REFERÊNCIAS
FREIRE, P.
Pedagogia do oprimido.
54° edição. Rio de Ja-
neiro: Editora Paz e Terra LTDA, 2013.
ROSAS, A. S.
Criatividade em Educação Popular: um diá-
logo com Paulo Freire
. João Pessoa, 2008.
MARX, K.
Manuscrito econômico-filosófico
. São Paulo:
Boitempo Editorial, 2004.
FREIRE, P.
Cartas à Guiné-Bissau.
2ª edição. Rio de Janeira:
Editora Paz e Terra, 1978.