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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Neste artigo defendemos que a escola pode ser um

instrumento que contribui para o desenvolvimento de uma

consciência transformadora, pois a escola tem um potencial

que segundo Gadotti (2000), é essencial, ela proporciona

poder aos seus educandos, não o poder financeiro, mas o

poder que é o conhecimento. Para ele o capital intelectual

é tão importante quanto o capital financeiro, senão mais

quando proporcionado aos excluídos, pois contribui para

formação completa desses cidadãos. Essa é realmente a

proposta que a Escola cidadã busca e não apenas transfor-

ma esse sujeito segundo o capital como quer a educação

burguesa.

Em Freire esse tipo de educação caracteriza-se como

compromisso ético com os oprimidos. Por isso é preciso

que a escola seja cidadã, não apenas transformadora da in-

formação em conhecimento e em consciência crítica, mas

também que contribua para a formação do sujeito que ele

mesmo promoverá, pois a educação pode fazer das pessoas

protagonistas de sua própria história, ou acomodá-las no

mundo.

No Brasil a educação pública no nível fundamental,

praticamente já é uma realidade para todos no campo for-

mal, legal. Entretanto na prática, uma análise do contexto

histórico evidencia que as ideologias, os princípios e o ca-

ráter desta forma de ampliação da educação que a “escola

para todos” propalada, na verdade deixa a margem sig-

nificativo contingente de sujeitos das camadas populares.

Quando estes chegam às escolas públicas encontram es-

paços constituídos a partir de identidades e características

de um sistema que reproduziu o rosto de outras escolas

tradicionais.

Freire (2005), afirma que a escola, mesmo depois de

décadas, ainda desenvolve uma função conservadora, ex-

cludente, reprodutora de desigualdades e injustiças sociais.

Entretanto, ela também pode ser um canal para a promoção

da liberdade dos oprimidos e opressores, dependendo de

quais necessidades e interesses estarão dispostos a atender.