1762
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Neste artigo defendemos que a escola pode ser um
instrumento que contribui para o desenvolvimento de uma
consciência transformadora, pois a escola tem um potencial
que segundo Gadotti (2000), é essencial, ela proporciona
poder aos seus educandos, não o poder financeiro, mas o
poder que é o conhecimento. Para ele o capital intelectual
é tão importante quanto o capital financeiro, senão mais
quando proporcionado aos excluídos, pois contribui para
formação completa desses cidadãos. Essa é realmente a
proposta que a Escola cidadã busca e não apenas transfor-
ma esse sujeito segundo o capital como quer a educação
burguesa.
Em Freire esse tipo de educação caracteriza-se como
compromisso ético com os oprimidos. Por isso é preciso
que a escola seja cidadã, não apenas transformadora da in-
formação em conhecimento e em consciência crítica, mas
também que contribua para a formação do sujeito que ele
mesmo promoverá, pois a educação pode fazer das pessoas
protagonistas de sua própria história, ou acomodá-las no
mundo.
No Brasil a educação pública no nível fundamental,
praticamente já é uma realidade para todos no campo for-
mal, legal. Entretanto na prática, uma análise do contexto
histórico evidencia que as ideologias, os princípios e o ca-
ráter desta forma de ampliação da educação que a “escola
para todos” propalada, na verdade deixa a margem sig-
nificativo contingente de sujeitos das camadas populares.
Quando estes chegam às escolas públicas encontram es-
paços constituídos a partir de identidades e características
de um sistema que reproduziu o rosto de outras escolas
tradicionais.
Freire (2005), afirma que a escola, mesmo depois de
décadas, ainda desenvolve uma função conservadora, ex-
cludente, reprodutora de desigualdades e injustiças sociais.
Entretanto, ela também pode ser um canal para a promoção
da liberdade dos oprimidos e opressores, dependendo de
quais necessidades e interesses estarão dispostos a atender.