XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
mes custos sociais. [...] Por força das circunstancias
e das pressões, o Estado foi deixando de ser mero
espectador encarregado de manter a ordem para o
livre jogo de exploração do capital sobre os traba-
lhadores, Passou a intervir na economia, quer regu-
lando as relações entre capitalistas e trabalhadores
[...]. (BRUM, 2009, p. 30,31).
Essa tomada de decisão do Estado surgiu quando a
implementação do capitalismo, deu origem a brutal explo-
ração dos operários, resultado na valorização do capital so-
bre o trabalho, privilegiando aquilo que tem valor de troca,
não alterando assim a essência do sistema, abrindo mão
desta forma de outros valores como os éticos, humanísticos,
morais, etc.
As escolas sempre estiveram nas mãos de quem de-
tém o poder de classe, sendo por muitas vezes um instru-
mento de controle social. A pedagogia liberal surgiu como
manifestação do sistema capitalista que, “ao defender a
predominância da liberdade e dos interesses individuais na
sociedade, estabeleceu uma forma de organização social
baseada na sociedade de classes” (LIBÂNEO, 1989, p.21), já
pré-determinando uma ordem desigual.
Essa pedagogia surgiu ainda quando os princípios
liberais lutavam pela degradação da ordem feudal, pois a
educação era destinada somente as crianças filhas da no-
breza, as quais eram educadas em seus lares por supostos
educadores contratados para este fim, resultando em uma
educação elitizada, ou seja, para poucos.
Surgiu então esta proposta de educação para todos,
com o intuito a emancipação de todos os oprimidos pela
nobreza na qual a burguesia, quando se estabiliza no po-
der, cria pseudo-soluções para as camadas populares, como
fornecer ensino para todos, como direito e dever do Estado.
Assume-se a ideia de que a escola é igual para to-
dos e de que, portanto, cada um chega onde suas
capacidades e seu trabalho pessoal lhe permitem.
Impõe-se a ideologia aparentemente contraditória
do individualismo e do conformismo social. As pes-