XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A perspectiva freireana representa uma potencializa-
dora mediação de um tipo de educação que liberta, pela
sua identificação com as causas democráticas, includentes
e de justiça social. O caráter público e popular da educa-
ção escolar brasileira ainda é uma realidade que precisa ser
concretizada. Para isso, Freire é uma das mais importantes
referencias.
A proposta do presente artigo tem como objetivo
principal dialogar com as articulações e antagonismos en-
tre a educação tradicional e a educação libertadora, como
também refletir sobre as contribuições do pensamento e
ação de Paulo Freire. A metodologia utilizada constituiu-se
a partir de uma pesquisa bibliográfica, quatitativa de cará-
ter explicativa e analítica, fundamentada pelas contribuições
teórico/práticas que se encontram nos livros, artigos, sites,
entrevistas, entre tantos outros recursos que possibilitem
a imersão no tema em questão. A investigação proposta
visa compreender e sistematizar, a partir das leituras, argu-
mentos que possam contribuir para a construção de novas
perspectivas para a educação que se constitui nas escolas
públicas.
O texto analisa dois aspectos que podem ser assim
definidos: o primeiro caracteriza os traços da pedagogia tra-
dicional no contexto brasileiro a partir do qual surge e se
desenvolve o pensamento político e pedagógico de Freire;
no segundo a ênfase recai sobre a teoria e prática freiriana.
1 – A RELAÇÃO DA PEDAGOGIA TRADICIONAL COM O
PENSAMENTO LIBERAL CAPITALISTA
Historicamente, o liberalismo foi revolucionário en-
quanto pensamento que se contrapunha os fundamentos
e tradições idealizadas no período da Idade Média. Suas
ideias foram difundidas no final do século XVIII, quando a
burguesia disputava ideológica, política e economicamente
o poder da nobreza feudal. Pode-se afirmar que a burgue-
sia tinha como objetivo lutar contra o Estado Absoluto, pois
acreditava que eliminando Deus como fonte originária do