XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
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Em outra experiência, de que
participamos
, esta, com
camponeses, observamos que, durante toda a discus-
são de uma situação de trabalho no campo, a tônica do
debate era sempre reivindicação salarial e a necessida-
de de se unirem...
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... Se a programação educativa é dialógica, isto significa
o direito que também têm os educadores-educandos
de
participar
dela...
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... depois de alguns dias de relações horizontais com os
participantes
do “círculo de cultura, perguntar-lhes di-
retamente: “que outros temas ou assuntos poderíamos
discutir além deste?”
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Porque esta visão da educação parte da convicção de
que não pode sequer presentear o seu programa, mas
tem de buscá-lo dialogicamente com o povo, é que se
inscreve como uma introdução à pedagogia do oprimi-
do, de cuja elaboração ele deve
participar
.
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... Ao não conscientizarem, no decorrer do processo, esta
ambigüidade, podem aceitar sua “
participação
” nele
como um espírito mais revanchista que revolucionário.
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24 ... Não pode temer as massas, a sua expressividade, a
sua
participação
efetiva no poder.
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E é, precisamente, quando – às grandes maiorias – se
proíbe o direito de
participarem
como sujeitos da his-
tória, que elas se encontram dominadas e alienadas.
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Daí que o populismo se constitua, como estilo de ação
política, exatamente quando se instala o processo de
emersão das massas em que elas passam a reivindicar
sua
participação
, mesmo que ingenuamente.
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As relações pais-filhos, nos lares, refletem, de modo
geral, as condições objetivo-culturais da totalidade de
que
participam
.
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Não são raras as vezes, nos cursos de capacitação, so-
bretudo no momento de “decodificação” de situações
concretas feitas pelos
participantes
, em que, irritados,
perguntam ao coordenador da discussão: “aonde, afi-
nal, o senhor que nos levar?”
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