XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1761
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PAULO FREIRE E O PROCESSO
EDUCACIONAL: UM PENSAMENTO
PARA A TRANSFORMAÇÃO
Maickelly Backes de Castro
1
Simone Zientrski
2
Cênio Back Weyh
3
Palavras–chave
: Pedagogia freiriana. Pedagogia Tradicional.
Educação Libertadora.
INTRODUÇÃO
As concepções e práticas de educação, assim como
tudo o que acontece, sofrem inúmeras transformações ao
longo da história por tratar-se da vida de pessoas em cons-
tante interação entre si e com o universo. A educação sem-
pre foi determinante para o desenvolvimento, pois implica
no compromisso com a luta pela construção de uma so-
ciedade mais justa, que possibilite a formação integral do
sujeito.
No contexto de sociedade capitalista (classes), a edu-
cação tradicional subsiste até hoje em escolas públicas/
particulares brasileiras com seus conteúdos e métodos, de
modo a atender interesses conservadores. Se para a bur-
guesia a desigualdade social é algo natural, logo a educação
desigual e excludente soa como normal algo dado e inques-
tionável. As manifestações de movimentos de rua ultracon-
servadores que se intensificaram no contexto político e edu-
cacional a partir de 2013 no Brasil, evidenciam a presença
do viés autoritário e antidemocrático característico do pen-
samento conservador para evitar possíveis transformações.
1
Acadêmica do 7° semestre - Pedagogia na URI/ SA, de IC. Email:
maai_ backes@hotmail.com.2
Acadêmica do 7° semestre - Pedagogia na URI/ SA, bolsista de IC. Email:
simonezientarski23@gmail.com.3
Docente da Pedagogia e do PPG – Mestrado EC e T- URI / SA – Dr. em
Educação. Email:
ceniow@san.uri.br