Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1761 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1761 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1761

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

PAULO FREIRE E O PROCESSO

EDUCACIONAL: UM PENSAMENTO

PARA A TRANSFORMAÇÃO

Maickelly Backes de Castro

1

Simone Zientrski

2

Cênio Back Weyh

3

Palavras–chave

: Pedagogia freiriana. Pedagogia Tradicional.

Educação Libertadora.

INTRODUÇÃO

As concepções e práticas de educação, assim como

tudo o que acontece, sofrem inúmeras transformações ao

longo da história por tratar-se da vida de pessoas em cons-

tante interação entre si e com o universo. A educação sem-

pre foi determinante para o desenvolvimento, pois implica

no compromisso com a luta pela construção de uma so-

ciedade mais justa, que possibilite a formação integral do

sujeito.

No contexto de sociedade capitalista (classes), a edu-

cação tradicional subsiste até hoje em escolas públicas/

particulares brasileiras com seus conteúdos e métodos, de

modo a atender interesses conservadores. Se para a bur-

guesia a desigualdade social é algo natural, logo a educação

desigual e excludente soa como normal algo dado e inques-

tionável. As manifestações de movimentos de rua ultracon-

servadores que se intensificaram no contexto político e edu-

cacional a partir de 2013 no Brasil, evidenciam a presença

do viés autoritário e antidemocrático característico do pen-

samento conservador para evitar possíveis transformações.

1

Acadêmica do 7° semestre - Pedagogia na URI/ SA, de IC. Email:

maai_ backes@hotmail.com.

2

Acadêmica do 7° semestre - Pedagogia na URI/ SA, bolsista de IC. Email:

simonezientarski23@gmail.com.

3

Docente da Pedagogia e do PPG – Mestrado EC e T- URI / SA – Dr. em

Educação. Email:

ceniow@san.uri.br