Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1768 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1768 / 2428 Next Page
Page Background

1768

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

acumulados por gerações passadas, e na visão bancária os

únicos que são dotados do saber são os professores que se

propõem a fazer um ato generoso de transmitir seu saber ao

que são dotados de ignorância.

Esse tipo de educação tinha como intenção “trans-

formar a mentalidade dos oprimidos e não a situação que

os oprime” (Idem, p.69), mantendo a ordem existente, pois

quanto mais passivos e ingênuos, mais tendem a se adaptar

ao sistema imposto, aceitando essa situação como a única e

determinante.

A educação bancária nada mais era do que a negação

do corpo do educando, o corpo negado como aquele ao

qual foi proibida a possibilidade de ser sujeito (Freire, 2002).

Os educadores moldando os seus educandos para constituir

a massa homogênea e padronizada da sociedade capitalista,

negando-os a capacidade de compreensão de sua realida-

de, peça fundamental para manter o andamento do sistema,

assim como o status quo. E neste sentido, para que a ordem

prevaleça à educação torna-se quase que um adestramento,

para adaptação do mundo que está à frente dos oprimidos,

mas o qual eles não fazem parte.

2 – PEDAGOGIA LIBERTADORA COMO CONTRAPONTO A

PEDAGOGIA TRADICIONAL

Vivemos em um contexto social e histórico alicerçado

em tradições e princípios que fundamentam uma socieda-

de muito desigual caracterizada pela dominação e manipu-

lação de interesses pela classe patronal em detrimento da

população em geral. Nada mais atual e verdadeiro do que

dizer que a educação, em tempos de reformas no governo

Temer, representa um retrocesso do no mínimo vinte anos,

pois percebemos uma nítida retoma de bandeiras e práti-

cas do pensamento político neoliberal da década de 1990.

Por isso da atualidade de Freire como contraponto a esta

investida conservadora dos interesses da classe dominan-

te no campo da economia, da política e em consequência,

também na educação.