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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1773

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

cia, capaz de problematizar suas relações com o outro e o

mundo. Quanto mais o homem for capaz de refletir sua rea-

lidade, maiores condições ter

á

de agir sobre ela, compro-

metendo-se em mudá-la, pelo fato de sentir-se inserido e

partícipe do processo de construção histórica.

Por isso, apostamos em estudos de clássicos brasi-

leiros reconhecidos como Freire pois representa como que

uma pot

ê

ncia animadora do fazer político pedagógico ca-

racterístico de um tipo de educação libertadora, identificada

com as causas democráticas, includentes e de justiça social,

característico de um tipo de educação que liberta.

REFERÊNCIAS

ANDRÉ, Marli.

Práticas inovadoras na formação de pro-

fessores

. Campinas: Papirus, 2016.

ÁVILA, Fernando Bastos de.

Pequena Enciclopédia de Mo-

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. MEC/Campanha Nacional de Material

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. 15. ed. São Paulo:

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LIBÂNEO, José Carlos.

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MANTOAN, Maria Teresa Eglér.

Inclusão escolar

– caminhos

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em:

http://www.inclusive.org.br/arquivos/7629

Acesso

em: Fevereiro, 2018.