XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1775
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PRÉ-FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS
DE PAULO FREIRE COMO ESPAÇO
DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA
UNIVERSIDADE COM A ESCOLA
Gabriela Silva Pereira
1
Ana Lúcia Souza de Freitas
Porto Alegre, 16 de abril de 2018.
Aos meus colegas do curso de Psicologia, aos meus
familiares, aos que acreditam, aos que atuam e aos que
amam a área da educação,
Caros leitores e demais interessados na temática do
título, com este trabalho, apresento-lhes a visão de uma es-
tudante de Psicologia no universo da educação, no que visa
o espaço de formação e o vínculo da universidade com a es-
cola. Faço parte do grupo de Pesquisa Formação de Profes-
sores e Gestores e Práticas Pedagógicas (GP), coordenado
pela Profa. Dra. Ana Lúcia Freitas, no qual exerço função de
bolsista de iniciação científica.
O projeto que participo é intitulado Práticas de Ges-
tão da Escola: saberes, tensionamentos e possibilidades,
este tem por objetivo propor indicadores dos processos de
gestão, e para que se possa validá-los são feitos encontros
com gestores/as de escolas participantes e contribuintes
da pesquisa, os quais são chamados de Roda de Diálogo
de Gestores/as. Entre os espaços da universidade e da es-
cola articula-se o planejamento de ações de formação que
se fortalecem por meio do vínculo da universidade com a
escola.
Na busca do fortalecimento desta relação universida-
de escola, que é um dos objetivos de nossa pesquisa, é que
foram pensadas e realizadas as Rodas de Diálogo. Desde o
1
Graduanda do Curso de Psicologia - Bolsista de Iniciação Cientifica UNI-
SINOS (UNIBIC) no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE).
E-mail:
pereira.gabriela@hotmail.com