1776
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
planejamento, é possível observar o diferencial das ações
de gestão da escola no que se refere à sua efetiva realiza-
ção. Refiro-me a uma das Rodas de Diálogo realizadas pelo
GP no ano de 2017, que tinha a expectativa de participação
de gestores/as do município de Rio Grande, necessitando
que pudessem se deslocar até a Unisinos em Porto Alegre.
Estavam todos à espera do dia do encontro, até então tudo
resolvido, quando recebem o aviso de que não poderiam
vir, pois o transporte já não estava mais disponível para
eles e os custos com o transporte individual eram bem al-
tos. Com tudo isso acabou que não vieram, por falta de lo-
gística, apesar da grande motivação que tiveram em querer
participar.
Foram realizadas, no ano de 2017, cinco Rodas de
Diálogo, sendo quatro na universidade, em Porto Alegre, e
uma, realizada em dois momentos, na cidade de Rio Gran-
de: primeiro no Centro de Atenção Integral à Criança e ao
Adolescente (CAIC) de depois na Secretaria Municipal de
Educação (SMED).
No ano de 2018, a primeira atividade organizada pelo
GP foi o Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, rea-
lizado no dia 17 de março. Nesta atividade, 45 participantes
vieram da cidade de Rio Grande, por meio da locação de
um ônibus com a verba da escola. Com isso, percebemos o
quanto uma ação de gestão da escola pode alterar signifi-
cativamente a quantidade e a qualidade da participação nas
ações de formação promovidas na articulação da universi-
dade com a escola.
Nesta Carta Pedagógica vou contar como o plane-
jamento, a organização e a realização do Pré-Fórum con-
tribuíram grandemente para corroborar o que vínhamos
propondo para a articulação da universidade com a escola.
A produção neste evento baseou-se em Rodas de diálogo
organizadas na perspectiva de eixos temáticos, como no
Fórum. Porém, neste Pré-Fórum, para cada eixo temático,
foram utilizados verbetes de Paulo Freire para que pudes-
sem orientar nosso diálogo.